Seis receitas da nutri Andrea Santa Rosa para o Dia das Mães

Já sabem o que farão no Dia das Mães? Nós seremos anfitriões. Receberemos em casa para uma feijoada vegetariana. Se eu irei para a cozinha fazer a feijoada? Impossível, vide que não sei nem fazer feijão. Elis, a super Elis, passará o Dia das Mães conosco e estará encarregada da feijoada. Se a minha mãe já sabe do programa? Não, ainda não tive tempo de ligar para convidar. Chico teve a ideia de unir nossas duas famílias lá em casa, eu compactuei com a iniciativa, ele avisou a mãe dele, que chamou a Elis – e assim definiu-se o almoço de 10 de maio. Daqui a pouco eu ligo para minha mãe e aviso.

bento1A VÓVA É SEMPRE A ÚLTIMA A SABER

Ela saberá também que caberá a ela providenciar a sobremesa. Provavelmente, encomendará uma torta do Diego Andino. Sugiro que seja a Torta Alfajor. Eu amo a torta alfajor de lá. Ouviu, mãe?

bento1ELA É MUITO FOLGADA

felizHE HE HE

Visto que o cardápio do meu Dia das Mães está definido, venho por meio desta fazer uma sugestão para o cardápio do Dia das Mães de vocês. Querem ouvir? Eu achei bem apetitoso. Tratam-se de receitas da nutricionista Andrea Santa Rosa, que sempre se preocupa em criar cardápios para ocasiões especiais – já falei aqui no blog de sugestões dela para a Páscoa no post A PÁSCOA SAUDÁVEL DE ANDREA SANTA ROSA.

Senhoras e senhores, com vocês o Dia das Mães Saudável de Andrea Santa Rosa!

Nhoque de EspinafreNHOQUE DE ESPINAFRE
Fiquei me babando muuuito!

Vou fazer esta semana!!!

Ingredientes
4 bananas verdes cozidas
1 molho de espinafre picado
3 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de sobremesa de alho amassado
2 colheres de sopa de cheiro verde
1 pitada de sal
1 fio de azeite

Preparo
Amassar as bananas já cozidas com o auxílio de um garfo e reservar. Em uma frigideira, refogar a cebola e o alho com um fio de azeite. Em seguida, adicionar o espinafre picado e refogar rapidamente. Em um recipiente, misture a banana amassada com o espinafre refogado e o cheiro verde. Acertar o sal. Moldar bolinhas e colocar em um pirex. Adicionar o molho de sua preferência por cima das bolinhas e levar ao forno por cerca de 10 minutos.

Ilustração_Torta de BacalhauTORTA DE BACALHAU
Odeio bacalhau!
Pra quem gosta, portanto!

Ingredientes
1kg de bacalhau desfiado
5 buquês de couve flor cozida
Ervas desidratadas a gosto
1 gema
Gergelim a gosto
4 dentes de alho
1 fio de azeite

Recheio
1 fio de Azeite
1 cebola roxa cortada em rodelas
2 xícaras de chá de espinafre cru
2 tomates pequenos cortados em rodelas

Preparo
Refogar o bacalhau desfiado com azeite e alho. Bater a couve flor cozida no processador ou liquidificador até formar uma pasta. Adicionar a pasta de couve flor ao bacalhau aos poucos, até formar uma massa uniforme. Tempere a massa com ervas desidratadas a gosto. Para o recheio, refogue a cebola e o espinafre no azeite até que fiquem macios. Reserve os tomates. Em um recipiente de vidro, coloque metade da massa. Adicionar o espinafre e a cebola e arrumar os tomates crus por cima. Cobrir com o restante da massa. Pincelar a gema por cima da massa e salpicar gergelim. Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até que fique dourado.

Lasanha de vegetaisLASANHA DE VEGETAIS
Amooo lasanha e amooo vegetais!
Que cara ótima, não?? Estou babando! Vou fazer esta semana!

Ingredientes
1 abobrinha fatiada
1 berinjela fatiada
150 gramas de tofú
2 xícaras de espinafre cru
½ cebola picada
2 dentes de alho
Sal a gosto
Azeite para refogar
3 conchas de molho de tomate caseiro

Preparo
Fatiar os legumes e reservar em um refratário com água gelada. Em uma frigideira, refogar no azeite, a cebola e o alho até que fiquem dourados. Em seguida, acrescentar o espinafre, por último, o tofu. Para montar, faça uma camada de molho de tomate, outra de recheio e finalize com legumes. Siga o mesmo processo até finalizar os legumes.

Farofinha de Amêndoas e Alho-PoróFAROFINHA DE AMÊNDOAS E ALHO-PORÓ
Sou devota de farofinhas de todas as espécies!!

Ingredientes
1 xícara de chá de farinha de mandioca
1 xícara de café de amêndoas trituradas
4 colheres de sopa de alho-poró
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

Preparo
Refogar a cebola no azeite e, em seguida, o alho-poró. Acrescentar a mandioca e as amêndoas. Mexa até ficar no ponto desejado de farofa. Em seguida, colocar o sal e servir.

Torta de FrutasTORTA DE FRUTAS
Amo torta de frutas! me dá a sensação de comer torta e não parecer que estou comendo torta, sabe assim?
Vou fazer e servir igualzinha, toda enfeitadinha!

Ingredientes
1 xícara de farinha de arroz
½ xícara de farinha de quinua
½ xícara de flocos de quinua
1 colher sopa de fermento químico
3 bananas
2 maçãs
1/2 colher de chá de canela em pó
2 xícaras de maçã batida no liquidificador com água
2 ovos

Preparo
Misturar a farinha de arroz, a farinha de quinua e os flocos. Juntar o fermento e misturar bem. Reservar. Descascar e fatiar as frutas. Quanto mais finas, mais delicada ficará a torta. Untar um prato refratário, polvilhar com os flocos de quinua. Colocar uma camada de frutas, cobrir com a mistura de farinha (uma camada fina) e colocar mais uma camada de frutas. Bater os ovos inteiros, juntar o suco e colocar sobre a torta. Levar ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Tortinha de MorangoTORTINHA DE MORANGO
Não sou muito chegada a morango, quero dizer que não farei esta tortinha, mas se mamãe quiser fazer… Eu experimento. Vá que, né?

Ingredientes
1 xícara de amêndoas
1/3 de xícara de chá de mel

Recheio
1 xícara de chá de morangos partidos ao meio
1 colher de sopa de biomassa de banana verde
Mel (opcional)

Preparo
Em um processador de alimentos, processar as amêndoas no modo pulsar até obter uma farinha fina. Em uma tigela, misturar a farinha de amêndoas com o mel. Colocar a mistura em uma forminha para tortas (com fundo falso) pressionando com os dedos para cobrir toda a forma e as laterais. Levar ao freezer por uma hora. Em uma tigela, misturar os morangos, a biomassa e o mel. Rechear as tortinhas com os morangos. Tirar da forminha e servir.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.