Sintomas da gripe canina e maneiras de evitar e tratar a doença

Conhecida como Tosse dos Canis, e tecnicamente como Doença Infecciosa Respiratória Canina, a gripe canina pode ocorrer em todas as estações do ano e seu contágio é rápido. Acomete desde filhotes até cães idosos. O contágio pode acontecer pelo ar ou por meio do contato direto com outros cães e em lugares onde há muitos animais, como parques, praças, pet shops, e até em um simples passeio na rua. Assim como nos humanos, os sintomas normalmente começam com uma tosse, geralmente seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito.

– Muitos proprietários relatam que o animal parece estar engasgado – conta Alexandre Merlo, gerente técnico da Zoetis, líder global em saúde animal.

Dog VaccinationVACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: INDICADA A PARTIR DOS DOIS MESES DE VIDA

Outros indícios podem ser febre, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sintomas, o recomendável é levar o cão ao veterinário. Uma gripe canina que não for bem cuidada pode evoluir para um quadro clínico de pneumonia, por isso ela deve ser combatida rapidamente com apoio do médico veterinário. Algumas formas de prevenção da gripe canina são semelhantes aos cuidados tomados para evitar a gripe humana. É preciso deixar o cão longe do frio, mantê-lo em local coberto e sem correntes de vento, acomodá-lo em camas, casas, oferecer mantas e vaciná-lo.

– A vacinação é uma aliada importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. É fundamental imunizá-lo precocemente, a partir dos dois meses de idade, antes que ele entre em contato com os agentes causadores da enfermidade – afirma Alexandre.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada