Chá preto, branco e verde: conhece os benefícios e as diferenças entre eles? Vem ver!

Os brasileiros são grandes consumidores de infusões à base de ervas, frutas e flores. Não é para menos: temos em nosso país 55 mil tipos de plantas; ¼ do que já foi descoberto no mundo. Mas de uns tempos para cá, o interesse pela bebida feita a partir da camellia sinensis, a planta original do chá, tem crescido bastante. Nativa da China, e também cultivada no Brasil, a camellia sinensis está despertando o desejo devido aos seus benefícios para saúde e também pelos sabores deliciosos que cada chá pode apresentar.
Como assim “cada chá”? Não é tudo de camellia sinensis?

Chá é o nome que se dá para a bebida preparada com a planta camellia sinensis, sim! Mas é a parte da planta que é colhida (brotos e folhas) – e o processo pós colheita é que vai definir se o chá será branco, verde ou preto, por exemplo. Então, todos esses tipos de chá vêm da mesma planta.

brizzCHÁ VERDE COM HORTELÃ, MENTA E PIMENTA ROSA: SE NÃO FOR FEITO A PARTIR DA PLANTA CAMELLIA SINENSIS, NÃO É CHÁ

São três os meus favoritos: preto, verde e branco.

Chá Preto
Depois de colhidas as folhas, elas passam por um processo de oxidação total. A oxidação faz as folhas do chá escurecerem e desenvolverem sabor. Quando chega a 100% de oxidação, está pronto para enrolar ou moer, secar e embalar. O chá preto ajuda na prevenção do colesterol ruim, a manter a pele saudável e, por conter alto teor do aminoácido L-teanina, ajuda a relaxar e a concentrar-se mais plenamente nas tarefas.

Chá Verde
Diferente do chá preto, o verde não passa pela oxidação. São colhidas, em geral, o broto e as duas primeiras folhas – e tudo é imediatamente encaminhado para as etapas de moagem e secagem. O chá verde é muito apreciado no Japão. Ele ajuda a proteger o cérebro do mal de Alzheimer e acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso.

Chá Branco
Ele é 0% oxidado e se utiliza apenas os brotos mais novinhos. As empresas de chá especiais de alta qualidade secam o chá branco à luz natural ao invés de utilizar máquinas especializadas, dando mais nobreza ainda ao produto. Costuma ser um chá muito delicado, com coloração prateada. Tem forte ação antioxidante, protege a visão e ajuda a melhorar e humor.

kalimaCHÁ KALIMA, DA MARCA BRASILEIRA OBAATIAN: CANELA, CRAVO, RAIZ DE ALCAÇUZ, CALÊNDULA E AMÊNDOA DE CACAU

Deixo uma dica para quem está em Porto Alegre e quer degustar uma novidade: na Confeitaria Maomé, em frente à Redenção, acaba de chegar quatro sabores de chás especiais, da Obaatian, que comentei no post Obaatian, o chá da vovó: o mais puro chá preto artesanal e o único feito no Brasil. São todos à base de camellia sinensis, colhidos à mão, naturais e processados artesanalmente, sem conservantes ou aromatizantes.

Atenção aos sabores!
Brizz: hortelã, menta e pimenta rosa.
Kalima: canela, cravo, raiz de alcaçuz, calêndula e amêndoa de cacau.
Oásis: pétalas de hibisco, pétalas de rosa, uvas branca e preta e banana.
Puríssimo: chá preto estilo inglês purinho

É possível beber na loja ou levar para o aconchego de casa. Nesse friozinho, é tudo de bom!

Compartilhar
Priscilla Guimarães

Priscilla Guimarães

É analista cultural. Gosta de estudar os porquês da vida, o sentido das coisas. Se dedica a entender as formas de expressão e os significados da cultura. Hoje é sócia diretora na City - consultoria de pesquisa em comportamento humano que tem o propósito de trazer novas perspectivas sobre a sociedade para dentro das empresas. Também coordena a Clínica do Subterrâneo, workshops filosóficos organizados pela City, com o objetivo de trazer conhecimento das ciências humanas para as práticas empresariais. Ainda é sócia diretora na Comunidade Criativa, plataforma de co criação de produtos e serviços que une consumidores e marcas. É graduada em jornalismo e mestra em comunicação social. Já trabalhou com produção de TV, redação jornalística e publicitária, planejamento de comunicação e marketing. Foi professora de graduação e pós graduação. Morou em Paris. Faz psicanálise há 13 anos. Faz ballet e treinamento funcional. Pra relaxar, viaja, faz amigos e mergulho amador.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Quem bate?! É o friiiio! 👻 #casaspernambucanas #lembra?
  • Sábado de bobó! 🍤 #bobodecamarao #almocodesabado #niverdalolo
  • Sob as bênçãos de Mãe Maria. Olhai por nós. 🙏🏻 #oração #meditação #intuição #pazinterior
  • O tempo passou e eu voltei a gostar de iogurte. Porto Alegre, 1977. #tbt
  • Era uma vez... O início do meu novo livro. ✍🏻#quetrazespramim #livromarikalil
  • Um dia, lá no ano de 2012, ganhei um brigadeiro com meu nome. O Brigs da Mari era feito de chocolate belga. Fino e chique como ela! 😂👌🏻 #tbt #brigadeiro #brigadeirogourmet #negrinho #meudocefavorito