A consultora de imagem Rachel Jordan ensina a usar as cores que mais nos favorecem

Especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais, a colunista e amiga da Turma da Mari Rachel Jordan busca valorizar as melhores qualidades, trabalhando a imagem pessoal e profissional de cada cliente. Instrutora e palestrante, orienta empresas e pessoas, aplicando técnicas desenvolvidas através da sua experiência pessoal e profissional. Estudou em escolas de referência, como a The Protocol School of Washington, e é integrante da Association of Image Consultants International (AICI).

Nesta entrevista, ela esclarece sobre as cores que favorecem e atrapalham cada biotipo e dá exemplos de tons que combinam com peles de mulheres famosas – para ajudar as leitoras em sua própria identificação.

raquelRACHEL JORDAN: ESPECIALISTA EM IMAGEM

Existe técnica para saber qual é a melhor cor para cada tom de pele? Como fazer esse teste?
Existe uma técnica fantástica chamada Análise Cromática, onde descobrimos através de um teste quais são as cores que mais favorecem, valorizam e combinam com nosso tom de pele. Quando usamos as cores “ certas”, próximas ao rosto, elas iluminam, suavizam a textura da pele, equilibram os traços, fazendo com que a pessoa pareça mais jovem e descansada. Quando usamos as cores “erradas”, o efeito é o oposto. Este teste pode e deve ser feito individualmente em cada mulher através da comparação de vários tecidos, que são colocados sobre o colo de cada uma em frente a um espelho, com cores diferentes e com características diferentes.

10ANGELINAANGELINA JOLIE
Ela possui a cartela de cores de inverno, sóbrias e frias

Uma cor inadequada pode “derrubar” uma mulher?
Com certeza. A cor “errada” deixa a pele amarelada, acinzentada, o semblante abatido, realça olheiras e imperfeições na pele “apagando” a pessoa. É sempre bom ressaltar que esses testes para escolhas de cores adequadas devem ser feitos próximo ao rosto, do tronco para cima.

Existem tons que são desfavoráveis a qualquer mulher?
Tudo vai depender do tom de pele de cada uma e das características da cor,  como a temperatura, profundidade e intensidade.

“Não são todas as pessoas que ficam bem de branco. Quando é assim, existe subtom do branco como off white, marfim, gelo etc. O mesmo ocorre em relação ao preto. Em algumas pessoas, a cor chega a pesar o semblante. O melhor é usar o chumbo, o grafite, o cinza mescla e outras variantes.”

10GALISTEUADRIANE GALISTEU
Possui a cartela de cores da primavera: claras, brilhantes e alegres favorecem sua beleza

Uma mulher de pele muito clara pode ter sua beleza valorizada usando que cores?
Uma pessoa de pele muito clara pode usar cores mais claras e mais suaves como também escuras e intensas, tudo vai depender do que melhor harmoniza com seu contraste pessoal, cor de cabelo, dos olhos e da pele.

E uma pele mais escura, quais são os tons mais favoráveis?
Novamente, tudo vai depender do seu subtom de pele. Pessoas negras, a princípio, têm a temperatura da pele mais fria e ficam melhor com cores que tenham a pigmentação mais azulada, rosada; já as pessoas com uma pele na cor mais amarelada, as mulatas, por exemplo, podem ficar melhor com cores que tenham a temperatura mais quente, com mais pigmentação amarela, laranja e vermelho na sua composição. E ainda existem aquelas que possuem um subtom de pele neutro, podendo “passear” pelas temperaturas frias e quentes da cor.

10KATEKATE MIDDLETON
Seu estilo combina com cores suaves, acinzentadas e sutis

Os acessórios também entram nesse conceito?
Sim. Os metais também vão entrar neste mesmo conceito de harmonização com o subtom de pele. Os acessórios que possuem pedras coloridas encaixam-se na cartela de cores pessoais de cada mulher.

“Pessoas de pele fria ficam melhor com acessórios em ouro branco e prata; as de pele quente, com dourados. Pessoas com subtom de pele neutra passeiam entre os metais, podendo usar tanto um quanto o outro e até usar outros tons como cobre e bronze.”

Como combinar roupas e acessórios sem medo de cometer um erro imperdoável?
Para quem quer começar a se arriscar nas combinações e não cometer erros, deve sempre iniciar com uma cor neutra, que funcionará como base para as combinações que forem feitas com cores lisas ou estampadas. Qualquer padronagem funciona bem com cores neutras. Para as mais ousadas, combinar estampas é bem bacana. Um bom truque é sempre escolher pelo menos uma ou duas cores predominantes e repeti-las na outra peça. A combinação tom sur tom, com cores da mesma família, traz ao look uma sofisticação moderna. Mas nunca se esqueça que menos é mais na hora de compor um look, a não ser que você tenha um estilo bem criativo e goste de chamar a atenção.

10GISELEGISELE BÜNDCHEN
A top pertence à cartela de cores de outono. Cores quentes, profundas e terrosas favorecem seu visual

“Tecidos que criem muito volume ou com texturas muito pesadas devem ser evitados por quem quer disfarçar alguns quilinhos indesejados. Eles aumentam a região onde estão sendo usados visualmente. Os tecidos mais maleáveis, sem tanta estrutura na sua composição, são os mais apropriados.”

As semanas de moda mundo afora costumam apontar a transparência como tendência forte. Quem pode usar da transparência?
Com bom senso todas podem usar a transparência. Existem peças que possuem transparência apenas em um detalhe e peças com costas inteiras de fora. O jogo de mostra e esconde vai depender do estilo e biotipo da pessoa.

10JULIANAJULIANA PAES
Vê-se nitidamente que ela fica muito mais bonita com o cabelo escuro. A cor amarelada dos fios na segunda foto apaga a beleza da atriz

10DARK FRIA10DARK QUENTEPELES NEGRAS SÃO DIFERENTES
Ambas possuem peles escuras, porém a modelo ao alto tem pele fria e combina melhor com cores que tenham mistura de azul, rosa, roxo em sua composição. Já a atriz Viola Davis tem pele quente. Vai ficar melhor usando cores que possuam mistura de amarelo, vermelho e laranja em sua composição

10AZUL E LARANJAEXEMPLOS DE CERTO E ERRADO
A blusa azul, neste caso, favorece e ilumina

Vamos testar em casa?
Ficou curiosa? Então faça em casa mesmo um teste rápido para ter uma ideia se você fica melhor com cores frias ou quentes. Pegue duas cartolinas, uma na cor rosa e outra na cor laranja. Sem maquiagem e em frente a um espelho, com boa iluminação, coloque a cartolina rosa sobre o colo e logo em seguida substitua pela cartolina laranja. Repare no tom da sua pele, na cor da boca e bochechas. Caso a rosa fique melhor, provavelmente sua pele tem mais tonalidade fria, caso a cor laranja fique melhor a tonalidade será quente.  Mas não se esqueça, o ideal é procurar um profissional que faça a análise de cores em você para ter certeza da sua cartela de cores pessoais.

Cores quentes transmitem sensação de calor
Amarelo, laranja e vermelho
Cores frias transmitem sensação de frio
Violeta, azul e verde

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.