Granja Narbona, um passeio em Punta del Este que vale cada centavo

Não vou reclamar de dor na coluna, não vou relatar minha ida à maldita Antel para tentar resolver o problema do wifi do prédio, não vou fazer nada disso. Vou começar este post direto ao ponto: nossa visita à Granja Narbona. Ontem o dia estava mais para lá do que para cá em termos de praia e decidimos fazer o este passeio. A Granja Narbona aqui de Punta del Este é uma filial bem menor da matriz localizada em Carmelo, aqui no Uruguai. Lá, conta, inclusive, com hospedagem.

Aqui, é uma linda e antiga casa-restaurante e tem também um armazém com vendas de queijos, lácteos, arroz, massas, jamón, iogurte, doces, azeite de oliva… Toda uma sorte de produtos produzidos na propriedade de Carmelo, já que em Punta del Este o lugar funciona mais como uma vitrine apenas para comercialização mesmo.

Pai e mãe foram jantar lá com uma turma de amigos que já tinham feito a reserva (só funciona com reservas para jantar). Infelizmente, soubemos tarde demais do programa e já tínhamos combinado outro compromisso. Então, pedi para a mãe que prestasse atenção e me contasse se era legal visitar em outro momento. Ela voltou dizendo que o lugar era lindo – e me sugeria ir durante o dia. Me contou deste armazém de produtos e tal. Fiquei com a ideia do programa na cabeça.

thinking-woman_12-499x499NARBONA, NARBONA, NARBONA

Ontem foi o dia escolhido.

Como nossa ideia não era jantar e nem almoçar, mas apenas conhecer e beber um vinho, se fosse o caso, não ligamos para marcar. Tampouco ligamos para saber se Bento e Gorda seriam bem-vindos. Eu parto do princípio que lugares ao ar livre, como uma fazenda, localizados em destinos bem esclarecidos, como Punta del Este, são naturalmente pe friendly – e a Granja Narbona é!

O mundo caminha cada vez mais para este conceito. O número de cachorros cresce entre as famílias e acho cada vez mais antipático lugares que privam eles da nossa companhia, principalmente lugares propícios para tal.

bento1123EU TAMBÉM

Então, colocamos Gorda e Bento no carro e partimos rumo à Granja Narbona. É o mesmo caminho que se faz para o Fasano Las Piedras, outro passeio bacana que fizemos no ano passado e que contei no post FASANO LAS PIEDRAS, UM JANTAR EM CENÁRIO DE SONHO. Lá pelas tantas da estrada, placas vão mostrando a direção da fazenda. É pertinho, cerca de 15 minutos do centro de Punta del Este. Lá pelas tantas, uma das placas indica uma estrada de chão batido – e lá pelas tantas o pórtico da fazenda se apresenta.

Olha!

1-Narbona-Punta-Del-Este-RestauranteMUITO PRAZER, SEJAM BEM-VINDOS À GRANJA NARBONA

Mais um pouco de estrada dentro da propriedade e chegamos a uma casa aparentemente simples. Estava vazia de movimento de clientes. Ou seja, estávamos no contrafluxo. Era algo em torno de 17h. Eu adoro andar no contrafluxo, diga-se de passagem. Estacionamos o carro e descemos para começar a inspeção no terreno.

narbonaNA FRENTE DA CASA, UMA APRESENTAÇÃO DO QUE SERÁ ENCONTRADO LÁ DENTRO

0000narbona1VITRINE DO ARMAZÉM
Logo dei de cara com essa maravilha de jamon ibérico e já tive que fazer uma foto. Reparem que a Gordai puxa a guia ao fundo à direita. Por sorte não saiu tremida!

0000narbona2BAR NARBONA
Ainda sem sem entrar na casa, logo ao lado daquela vitrine, tem uma portinha que dá acesso a este bar

0000narbona3PLANTA-SE O QUE SE SERVE
Uma linda horta está situada do outro lado da entrada da granja

12494871_10154069863892985_1366790546814700867_nE LÁ FOMOS NÓS…
Perguntamos na entrada se podíamos adentrar com os quatro patas. “Claro que sim! Fiquem à vontade”. Nunca me enganei com a Narbona!

12548879_10154069863982985_1077411044602706500_nEIS O QUE ENCONTRAMOS JÁ NA ENTRADA
Mesas já sendo preparadas para o jantar e dois títulos de melhores vinhos que a vinícola recebeu

12565632_10154069864192985_576734388604965972_nPARA UMA VISÃO MAIS AMPLA
Estão vendo aqueles dois corredores com telhado? Pois todo o restaurante funciona ali, na volta de uma piscina antiga que fica localizada no meio do jardim

0000narbona6IMAGEM DE OUTRO CORREDOR

0000narbona8AQUI SENTAMOS

Pedi ao Chico que esperasse um bocadinho e fui até o armazém fotografar o lugar e os produtos. Aqui adentrei. Olha!

0000narbona10UM CHARME, VAI DIZER?

“Posso fotografar?’, perguntei para a atendente. “Claro, fica à vontade”, ela respondeu. Tirei fotos da maioria dos produtos. Estão nesta galeria. Clica na foto que abre em maior tamanho! Sim, eu sei que sempre repito isso.

Quando voltei, achei tão linda esta cena que não resisti.
Olha!

000narbona chicoO TRIO PARADA DURA ESPERANDO EU FOTOGRAFAR TUDO A QUE TINHA DIREITO

De volta à mesa, Chico me comentou que, se quiséssemos comer e beber algo, bastava que escolhêssemos no armazém que eles nos serviriam na mesa. Sugeriu que eu fosse escolher, mas não quis esta responsabilidade e falei que fosse ele. Então, entrou e voltou com uma cesta de pães (comprou a baguete e eles cortaram em fatias), um vinho Sauvignon Blanc e uma tábua com queijo brie e jamón ibérico.

0000narbona21UM QUINTO DA BAGUETE ENORME CORTADA EM FATIAS
Beeeem croc croc croc!!

0000narbona22OBVIAMENTE, ALGUÉM JÁ REIVINDICANDO ALGUM PETISCO

0000narbona23JAMON IBÉRICO E QUEIJO BRIE

0000narbona20DUAS TAÇAS DE SAUVIGNON BLANC…

0000narbona24E O REGISTRO DA GARRAFA VAZIA UMA HORA DEPOIS
Chico achou que eu deveria mostrar qual foi o vinho para vocês. Sim, ele opina bastante no site

Pedi o cardápio para ter uma noção dos preços de um jantar para um casal.

12552506_10154069864297985_629889230913459483_nMOMENTO ESTUDANDO O CARDÁPIO

Fomos dar uma voltinha com os cães no jardim – e eu resolvi me sentar um pouco no gramado. Então, Chico fez fotos.

Olha!

000narbona peludosEM MOMENTO “AMOR MAIOR QUE A VIDA”

woman-question18FALA DOS PREÇOS, MARIANA!

Ah, sim, os preços! Primeiro, o que gastamos.
* Vinho Sauvignon Blanc – 450 pesos (R$ 57)
* Baguete (que trouxemos a metade para casa) – 70 pesos (R$ 8,50)
* Jamon Ibérico (que trouxemos a metade para casa) – 870 pesos (R$ 110)
* Queijo Brie – 380 pesos (R$ 48)
* Total – 1710 pesos (R$ 216)

Caro mesmo foi o jamon, mas eu sigo fiel àquela filosofia de que prefiro pagar por um programa diferente assim (e que achei muito em conta por todo o contexto) do que sentar em um desses restaurantes aqui da península e pagar R$ 150 por uma brótola grelhada com batatas no vapor. Isso eu faço em casa. De novo: é aquela velha história de escolher os programas com os quais a gente mais se identifica e deseja investir – sobretudo nesta época de dólar a quase R$ 4.

woman-question21FALA DOS PREÇOS DO CARDÁPIO, MARIANA

Ah, sim, aquele meu momento pesquisa de quanto custa para jantar. Eu fiz as contas e considerando um casal que peça cada um seu prato (e o pai me contou que as porções são bem francesas) + vinho + couvert + água, vai sair em torno de R$ 500.

Eu acho que vale o programa, assim como acho que vale um dia no La Caracola, que até hoje recordo com tanto carinho. Foi um programa que fizemos no ano passado e que contei no post LA CARACOLA PARA SEMPRE NA MEMÓRIA.

E assim eu me despeço, com a dor de cabeça e coluna que não me abandona, mas que prometi que não reclamaria. Mais dois Tandrilax, aí vou eu!

bento1123ELA É MUITO HIPOCONDRÍACA

* Atualizando este post, jantamos mais de uma vez na Narbona e a comida é de excelência. Apenas não recomendo o passeio em dia de chuva – a menos que você não tenha problemas com sapos. Um belo dia, fomos até lá numa noite chuvosa e havia mais sapos (do tamanho do Bento) do que vinhos, queijos e doce de leite. Eu tenho fobia de sapos por alguma razão de outra existência e aquilo pra mim foi o pesadelo.

Me empoleirei no pescoço do Chico no meio do restaurante e me parei a gritar e espernear. Ele ria tanto, tanto, tanto que não conseguia me segurar – e quanto mais ele me largava, mais eu gritava e esperneava. Os sapos andam, ou melhor, pulam pela varanda, sentam embaixo das mesas onde as pessoas estão jantando ou almoçando e o mais incrível era que ninguém dava a menor bola para eles. Só eu. A insana daquele final de tarde.

Em outro momento, com mais tranquilidade, escreverei sobre nossa hospedagem e passeio ao Narbona Wine Lodge, em Carmelo.

Compartilhar
Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.