O mundo encantado por trás da portinha de garagem do Si Querida

Passei uns dois ou três anos escuto falar de um lugarzinho escondido em Maldonado que é uma preciosidade. Todo ano, quando vinha a Punta del Este, planejava na estrada a noite em que íamos jantar lá. Sempre voltava frustrada. Ou não dava tempo, ou dava preguiça ou sei lá o quê. Desta vez, porém, prometi a mim, ao Chico, ao pai e à mãe que iríamos de qualquer jeito – e fiz todos comprometerem-se comigo para que não houvesse volta atrás. Então, foi assim que tivemos uma primeira noite inesquecível no Si Querida. E outras muitas viriam depois!

SI ENTRADAAQUI ADENTRAMOS
A rua não tem muita iluminação, tampouco o lugar, então foi o máximo que consegui fazer…

mulher-questionando1-202x300-336x499MAS O QUE É ISSO, MARIANA?

woman-question21UMA PORTA DE GARAGEM?

Praticamente isso. Eu já tinha ouvido que o Si Querida era um micro bistrô que funcionava praticamente em uma garagem. Mas confesso que ainda assim me surpreendi. Praticamente não acreditei quando o pai estacionou o carro em frente e eu me vi de cara com essa portinha que dava para uma espécie de contêiner.

– Chegamos – disse o pai.
– Tá falando sério? – perguntei, já saltando encantada do carro.
– Eu avisei que era pequeno – ele disse.
– E olha que antes nem tinha essa decoraçãozinha na frente – comentou a mami, referindo-se à plaquinha que avisava termos chegado a algum lugar.

Olha!

SI ENTRADA DETALHEFUNCIONAMENTO DE TERÇA A SÁBADO A PARTIR DAS 20H
Não existe sistema de reserva e é bom chegar cedo!

Como definir o Si Querida? Um lugarzinho mágico, eu diria. Lindamente decorado com peças de antiguidade. No salão principal, onde sentamos (fomos os primeiros a chegar, depois praticamente lotou), são oito mesas. Na alta temporada, há fila de espera na porta – e as pessoas esperam de pé na rua porque não há onde esperar. E esperam mesmo.

Woman-Asking-Question-20-749x499MAS COMO FOI DESCOBERTO ESSE LUGAR TÃO ESCONDIDO, MARIANA?

Como quase tudo é descoberto: por meio de uma celebridade. Foi assim: há uns anos, a Shakira veio fazer um show em Punta. Então, pediu que as comidinhas do camarim fossem feitas pelo pessoal do Si Querida. Logo, todo mundo começou a se perguntar mas que raios era isso? Que lugar era esse? E o Si Querida caiu nas graças dos veranistas e locais.

O melhor chivito, o melhor clericot e as melhores rabas de Punta (até agora!)

Não virou modismo porque tem muuuito a oferecer. Uma comida de primeira linha que poderia ser servida em qualquer lugar bacana do mundo. O nome é outra peculiaridade. Conta-se que a esposa do casal que é dono do negócio começou a inventar mil e uma estripulias na decoração, como mesas presas ao teto, abajur virado de cabeça para baixo e tal. O marido, para não contrariar, só respondia “Si, querida, si”, concordando com as ideias dela. E assim deu-se o nome Si Querida.

Olha!

SI INTERNANÃO É UM AMOR?
Ali ao fundo é a porta onde entramos. Esta é a visão que eu tinha, olhando para trás, da mesa onde sentamos!

SI ABAJUR VIRADOABAJUR DE PONTA CABEÇA PRESO NO TETO!
Olha que ideia! Eu sei que está ruim de ver a base do abajur, mas ela era comprida e estava presa no teto para que, de cabeça pra baixo, a cúpula iluminasse a mesa redonda. O marido só tinha mesmo que responder “Si, querida, si” para as ideias geniais da esposa, vai dizer?

SI MESA NO TETONÃO, EU NÃO ME ENGANEI!
Esta foto é assim mesmo: a mesa e as cadeiras estão presas no teto, de cabeça para baixo. Aliás, estavam bem em cima das nossas cabeças. Foi sentadinha no meu lugar que fiz essa foto! “Si, querida, si”!!!

SI RADIO
MÚSICA PARA OS OUVIDOS
Era deste rádio antigo, situado ao alto de onde eu estava sentada, de onde saía uma ótima trilha sonora para embalar um jantarzinho em bistrô, tipo Seu Jorge acústico, Norah Jones, Carla Bruni….

Chegamos ao momento de escolher os pratos. Eu avisei: “Ninguém toca nos talheres quando cada prato chegar porque eu preciso fotografar”.
– Sério? – falou o pai.
– Óbvio! – respondi.
– Já estou acostumado – disse o Chico.

bento1125COITADO DO CHICO

Não estava com muita fome, mas nunca pensei em pedir uma salada verde depois de quase três anos querendo ir ao restaurante. Não são muitas opções no cardápio, mas tudo o que há tem a melhor qualidade e o maior carinho no preparo. Fiquei tentada pelo nhoque de brócolis gratinados com molho de bacon e cogumelos, mas se já não estava com fome, me atracar em um prato de nhoque achei que seria um pouco demais. Optei pelo salmão com purê de ervilhas e molho vinagrete cítrico.

Desculpem, mas não saiu a foto… Eu descrevo: como começar a descrever? Bem, dizendo que comi tudo. Estava incrivelmente incrível a mistura de sabores do salmão amenizado pelo purê de ervilhas. A pele do salmão é transformada em algo muuuuito croc e espetada no purê! De comer de joelhos! Tudo muuuuito fresquinho!

SI SALADAOOOOOOOOHHHHHHHH!!!
Mami pediu salada. Como não era a primeira vez que ia ao Si Querida e já tinha provado outros pratos, não incomodei para que experimentasse algo diferente de alfaces. Ela amou. Pediu que tirasse o jamón. Aviso: esta salada vem com aquele jamón delicioso! Reparem nos braços de Mami para baixo da mesa, bem quietinha para eu fazer a foto!

Pai e Chico escolheram o mesmo prato: javali (deus que me perdoe!). O javali deles era acompanhado de abóbora e batata doce, o que amenizava o sabor mais forte da carne.

Olha!

SI JAVALIJAVALI….

mulher-cara-de-nojo1JAVALI….

javaliJAVALI…

mulher-vomitandoJAVALI…

Aviso de muita utilidade pública: o Si Querida não aceita cartão. Só pagamento em dinheiro – na moeda que for. Outro aviso importante: é muuuito honesto  na relação preço/experiência/qualidade da comida e atendimento. Pedimos esses quatro pratos + couvert + duas garrafas de vinho + três garrafas de água mineral. A conta deu R$ 100 por pessoa.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

8 Comentários
  1. Olá. Mariana , muito boa esta tua descoberta!! Eu conheci em 2013 , por acaso , pois estávamos passeando e vi algumas pessoas na frente da casa e perguntei o que era aquele lugar . Fomos 2 vezes e adoramos !
    Parabéns pelo teu trabalho.
    Abraço
    Ana Gonçalves

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquela sensação de segunda-feira no ar... #mondayiscoming #mondaymoods
  • Domingo está azedo? Adiciona cachaça, gelo e aprecia uma bela caipirinha. Não melhorou muito? Mexe bem, talvez o açúcar tenha ficado no fundo! 👌🏻 #behappy #bepositive #smile #drink #sundaymood
  • Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu. #bepositive #embuscadacura 💪🏻✨🙌🏻
  • O problema de morar sozinha é que sempre é a nossa vez de lavar a louça. #tbt #saopaulo #agosto #2001
  • Sim, comprei um brigadeiro a caminho da psiquiatra. E quando tu curtir esta foto, eu já terei dado três dentadas e acabado com ele! #freudtalvezexplique
  • Amei meu presente de Dia dos Namorados, Chiquinho! Obrigada por me ajudar a sentar neste lindo #suvpeugeot2008 para te agradecer pelos dois sacos de bergamota da sinaleira! #loveu #lyonpeugeot