Óleos de cozinha: aprenda a escolher o mais saudável para preparar alimentos

Você também se perde entre as inúmeras opções de óleos de cozinha no supermercado? Não está sozinha. Pesquisas mostram que esta ainda é uma das principais dúvidas de alimentação das pessoas no mundo todo. Uma ótima série da emissora inglesa BBC buscou elucidar as dúvidas. Em Trust Me, I’m a Doctor, os editores juntaram-se a médicos de um hospital britânico e avaliaram os principais óleos junto a especialistas. Montaram um tratado sobre o tema muito útil para o nosso dia a dia mais saudável.

Você pode pensar que é óbvio que frituras feitas com óleo vegetal são mais saudáveis do que se fossem feitas com óleo animal, como banha ou manteiga, certo? Melhor rever os conceitos. Os pesquisadores incluíram no trabalho na óleo de girassol, óleo de coco, óleo vegetal, óleo de milho, óleo de canola, azeite, manteiga e banha animal.

cookingQUAL É O MELHOR, AFINAL? A DÚVIDA É MUNDIAL

Leia um trecho da conclusão do estudo publicada na reportagem do site da BBC Brasil:

– Quando você está fritando ou cozinhando em uma alta temperatura (próximo de 180°C), as estruturas moleculares de gorduras e óleos mudam. Acontece o que chamamos de oxidação: elas reagem com o oxigênio do ar formando aldeídos e peróxidos de lipídio. O consumo de aldeídos, mesmo que em pequenas quantidades, tem sido relacionado a um risco de doenças do coração e câncer.

Então o que o professor e cientista Martin Grootveld e sua equipe descobriram?

– Descobrimos que os óleos que eram ricos em poliinssaturados – o de milho e o de girassol – geravam altos níveis de aldeídos.

oleo-de-milhoÓLEO DE MILHO (QUANDO AQUECIDO)… PERIGO, PERIGO PERIGO!!!

oleo-de-girassol-beneficios-e-propriedadesÓLEO DE GIRASSOL (QUANDO AQUECIDO)… PERIGO, PERIGO, PERIGO!!

Já o azeite, o óleo de coco, óleo de soja e o óleo de canola, diz a reportagem, produziram muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. Motivo: são óleos ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor.

Segundo doutor Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é… O azeite!! Pode ser o azeite comum, o virgem. Esclarece o cientista o porquê não gastar mais com o extra-virgem na hora de cozinhar alimentos:

– Os níveis antioxidantes presentes em produtos extra virgem são insuficientes para proteger contra a oxidação induzida pelo calor.

olive-oil-and-olivesAZEITE DE OLIVA VIRGEM: MELHOR ÓLEO PARA FRITAR E COZINHAR
Possui 76% de lipídios monoinsaturados, 14% saturados e apenas 10% polinsaturados, o que faz dele o mais saudável

A pesquisa também sugere que, quando o assunto é cozinhar ou fritar, manteiga ou banha animal são mais indicadas do que óleo de girassol e de milho. Diz o cientista:

– Se eu tivesse que escolher entre banha e poliinsaturados, eu optaria pela banha sempre. Apesar de ter uma reputação de “não saudável”, é, na verdade, rica em gorduras monoinsaturadas.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.