Pra não errar mais! Aprenda a alimentação correta antes e depois do treino

Treinos intensos e exercícios programados. A rotina das pessoas que frequentam academias ou praticam esportes envolve atividades pensadas especialmente para garantir o máximo de eficiência e os melhores resultados. No entanto, os objetivos podem não ser alcançados quando a alimentação é negligenciada ou feita de maneira inadequada.

Basicamente, a nutrição correta para os praticantes de exercícios deve conter uma boa quantidade de carboidratos e proteínas, já que eles são fundamentais para manter a energia corporal e fortalecer os músculos.

– A alimentação correta está diretamente ligada ao sucesso da mudança do corpo e propicia uma maior rapidez no resultado do trabalho – afirma Luis Rocha, professor de educação física e especialista em treinamento funcional.

No entanto, entender quando cada um desses grupos deve ser consumido e a quantidade ideal é fundamental para ter os resultados esperados. Caso não seja possível ter uma alimentação adequada ou caso você queira potencializar os resultados, vale a pena fazer a suplementação correta.

mb71fitness1PRÉ-TREINO: GRÃOS INTEGRAIS OU FRUTAS SÃO IDEIAS NESTE PERÍODO

Para Eduardo Leite, diretor da Hard Suplementos, isso é fundamental para um resultado rápido e eficaz.

– Além de ajudar o seu corpo a se recuperar melhor, os suplementos oferecem aos seus músculos os nutrientes necessários para o seu fortalecimento, garantindo aquilo que a alimentação não consegue suprir por si só – comenta.

+FITNESS: Gisele Bündchen: o cardápio da top e a nova campanha da Under Armour

Pré-treino
Para realizar uma atividade física intensa, o corpo precisa de energia. Para isso, é necessário ingerir alimentos com uma boa dose de carboidratos. Contudo, é importante ter o cuidado de não comer aqueles que possuem cadeias simples – farinhas refinadas, pães, bolachas recheadas e açúcares, por exemplo -, pois eles são digeridos rapidamente e causam um pico de energia, seguido de fadiga e cansaço.

– É muito importante que este consumo de uma fruta com bom teor de carboidratos, como a banana, por exemplo, seja feito meia hora antes do treino – ensina a nutricionista Carina Borges.

proteinPÓS-TREINO: HORA DE AJUDAR NO GANHO DE MASSA MAGRA COM PROTEÍNAS

Por isso, o mais indicado é consumir carboidratos de cadeias complexas, como alimentos feitos a partir de grãos integrais ou frutas com alta concentração de carboidratos. Pães integrais, arroz integral, açaí e saladas de frutas (que podem ser acompanhadas de grãos como linhaça e granola) são as melhores opções. Se for utilizar suplementos, os que aumentam a energia e a maltodextrina estão entre os mais indicados.

Pós-treino
Após os exercícios, tudo o que for consumido será usado para recompor os músculos e ajudar no ganho de massa magra. Por isso, não é recomendado comer alimentos gordurosos ou cometer excessos, pois tudo será absorvido e todo o esforço dispensado no treino poderá ter sido em vão.

O mais recomendado é ingerir alimentos proteicos, como ovos, frango, peixes e iogurtes magros. Para potencializar os resultados e ter uma dose de proteínas mais alta, vale a pena fazer uso de um suplemento desse tipo, como os shakes proteicos e o conhecido Whey Protein.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?
  • Abdominal, substantivo masculino. Preguiça, substantivo feminino. #chico #gorda
  • Observe os seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Observe suas palavras, elas se transformam em ações. Observe suas ações, elas viram seus hábitos. Observe seus hábitos, pois eles se transformam em seu caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino. 🙌🏻♥️🙏🏻 Lao Tzu, filósofo e escritor da Antiga China, fundador do taoismo filosófico e religioso.
  • “Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho.” Carlos Drummond de Andrade. 🙌🏻
  • Durante anos e anos e anos que somam mais de uma década, essa foi nossa história: de aeroportos em aeroportos, nos mudamos 12 vezes de casa. Cruzamos estados, fronteiras, oceanos. Como escreveu Machado de Assis, “felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos”. Feliz de mim, que pelo faro também te descobri, Bentolino. E lá se vão 18 anos de jornada. 🙌🏻🐶♥️ Rio de Janeiro, 2012. #tbt #bento #xerife #companheirodejornada