Em Punta, em dia de chuva, comer não engorda!

Fazia uma noite quente e espetacular, com céu azul anil, ontem em Punta del Este quando saímos em busca de umas rabas a la romana para chamar de nossas, como já havia mencionado no post anterior PROCURO ALGUMAS BOAS RABAS A LA ROMANA. Segunda foi um dia de praia espetacular, mas não pisamos na areia. Ventava bastante, Bento tinha sua cita com as duchas do La Pastora e ficamos nesse vaivém. Em Punta, acorda-se tarde e dorme-se tarde também. Por mais que a ideia seja ir para a cama cedo, este cedo nunca acontece antes da 1h.

Como em férias dorme-se mais relaxado, dorme-se pelo menos 9h por noite. No meu caso, tenho dormido 10h (até 11h!!) por noite, todas as noites, desde que cheguei. Andava até meio preocupada, mas minha mãe disse algo que é fato: quando não temos a preocupação do trabalho do dia seguinte, dá-se o apagão. Pois estou vivendo um apagão atrás do outro nessas férias.

sono3TEM SIDO UMA LUTA LEVANTAR AO MEIO-DIA

Após uma saladinha com queijo feta, tomate e folhas verdes feita em casa, saímos com Bento para dar uma volta à tardinha, tomamos banho e combinamos de ir a um dos nossos restaurantes preferidos aqui por perto: o Lo de Charlie. Trata-se de um restaurante de uruguaios, bem tradicional, que há um tempo teve até uma filial em Porto Alegre. Fica aberto o ano todo e oferece um dos melhores pratos de frutos do mar de Punta, na minha sempre modesta opinião. Recebeu, inclusive, citações do New York Times como um dos melhores endereços gastronômicos daqui.

Outra coisa que faz com que a gente adore o LO DE CHARLIE é o clima despojado, o sentir-se à vontade. Com um cardápio farto, um clima descontraído, uma cerveja gelada, um serviço nota 10, me diz: precisa mais?

bento1PRECISA ME LEVAREM

Pois é. Houve esse dilema ontem. Já que vamos a pé, levamos ou não levamos o animal? Ele estava prontinho parado na porta, mas cortei as asinhas. Já havia tomado banho, já havia passeado, já havia almoçado, estava exausto. Achei por bem que ficasse descansando.

bento1PISADA DAS MÉDIAS

Devo confessar que foi uma pisada meio das médias. Me dei conta quando cheguei lá, pegamos uma mesinha na rua e não corria um vento, numa noite quente e espetacular.

Olha!

CHARLIE 5Estamos neste momento subindo a rua do Lo de Charlie, eu olho para o céu e preciso bater uma foto do azul anil em contraste com as palmeiras

A ideia era buscar umas rabas a la romana para chamar de nossas, mas mudamos de opinião e esquecemos das rabas no meio do caminho quando começamos a lembrar da plancha e das delícias feitas na plancha do Lo de Charlie. Todos os anos, matamos a saudade do nosso restaurante querido. Para ter uma ideia de como ele é querido também dos uruguaios, a parte interna traz desenhos nas paredes de ninguém menos do que Vilaró (o saudoso artista morto no ano passado, do hotel-museu Casapueblo), amigo íntimo de Charlie (o dono do restaurante) e companheiro de muitas pescarias.

Olha!

charlie7Detalhe de um dos desenhos e dedicatória de Vilaró nas paredes do Lo de Charlie

Como a noite estava quente, a vontade era tomar uma caipirôska (como eles chamam aqui, com o ô bem fechado). A fome não era tanta e achamos por bem picar em vez de jantar. Logo, como de praxe em todos os lugares daqui, nos foi servido uma cesta de pães (estou intoxicada de tanto pão, isso sempre acontece no Uruguai, com seus melhores pães e frios do mundo).

Olha!

CHARLIE PAESELES SÃO SEMPRE PEQUENINHOS E CROC CROC CROC
A pastinha que acompanha vem bem temperadinha, uma delícia! A foto está invertida, mas até eu parar tudo para ajeitar levarei uns bons minutos que pretendo usar para continuar escrevendo, uma vez que o tempo voa e a ordem dos fatores, pelos menos nesta foto, não altera o produto

Dei uma olhada no cardápio e entre tudo o que havia estávamos mais para petiscar. A ideia inicial foi pedir uns camarões com um tempero que parecia muito incrível e uns chipirones a la plancha. Como tudo é muito bem servido, achamos que seria meio demais.
– Vamos iniciar com os chipirones e depois a gente vê como fica – sugeriu o Chico.
– Feito!

Olha!

928690_361146867391341_896280035_nBIENVENIDOS, CHIPIRONES A LA PLANCHA!
Agora, a foto ficou de cabeça pra baixo, mas não muda nada, vai dizer?
Ele vem salteado com cebola e uma pimenta deliciosa!

Devoramos, claro. E ficamos satisfeitos. Foi bom não ter pedido camarões também. O que pedimos foi, sim, foi mais uma caipirôska e uma Zillertan bien fria. E então, sem que eu precisasse pedir ao garçom, em um restaurante uruguaio e despojado, tive realizado meu desejo de coxinha!

CHARLIE 4ZILLERTAL EM UM BALDE COM HIELO!

:O que é ser coxinha?
:A crise provocada pelo simples pedido de um balde com gelo

Coxinhamente felizes, voltamos caminhando pela linda noite de Punta rumo ao encontro do animal para irmos os três tomar um sorvete no Arlecchino, o melhor sorvete de Punta na nossa modesta opinião. Era hora de fila no Arlecchino, mas eu achei que seria uma fila tolerável. Engano. Quando chegamos na esquina do ARLECCHINO, a fila já nos alcançava. Achamos por bem abrir o congelador de casa e devorar uma bola do melhor sabor de sorvete Conaprole, na minha modesta opinião.

Olha!

69315CREMA TRAMONTANA!
Reparem na descrição: helado crema sabor vainilla marmolado con dulce de leche com galletitas cubiertas com símil chocolate. É o seguinte: as tais galletitas são umas bolinhas de chocolate croc croc croc!!

71054CHICO PREFERE O TRIPLE!
Acha menos doce

 

E assim, com chipirones e helado fomos dormir felizes. despertamos neste final de manhã com um vento louco e o barulho de alerta dos barcos do porto. Uma tempestade invadiu Punta. Estamos enclausurados em casa desde então. Eu aqui, escrevendo, Bento aos meus pés com cara de paisagem, Chico no computador. Temos vários passeios a serem feitos com chuva e a ideia é se mexer daqui a pouco. Só que, enquanto esse daqui a pouco não chega, eis que minha querida amiga Ju, senhora Lamachia, manda um whats app.

– Tô na Faixa de Gaza da Tienda Inglesa pegando milanesas e lembrei de vocês! Não querem que eu leve? – escreveu.
– Não te preocupa. Temos que ir aí mais tarde. Temos cupons do sorteio do Mini Cooper e o Chico tem certeza de que seremos sorteados – respondi.”
– Estou indo para casa e levando várias milanesas. Posso deixar aí – Ju insistiu (Ju diz que as milanesas da Tienda Inglesa são as melhores de Punta). – Pensa rápido ou as argentinas vão me matar!!
– Não te preocupa, não precisa! – respondi.

relogiodespertador001brc-300x224TIC TAC, TIC TAC, TIC TAC….
Passados 15 minutos…

campainha-eletrica-modelos-precosBLING BLONG!

Mariana levanta-se e vai abrir a porta. O porteiro tem um pacote da Tienda Inglesa nas mãos.
– Regalo de la chica!
– As milanesas!!

Olha!

MILANESATCHAN TCHAN TCHAN TCHAN….

MILANESA1MILANESAS COM PURÊ DE PAPAS!!!

MILANESA2CLOSE NAS MILANESAS E NA FOTO INVERTIDA!

03-por-ai-mulher-gritando5ESTAMOS PERDIDOS!

Olho no whats app….
– Milanesas chegando! – avisa a Ju.
– Tu é uma figura mesmo. Acabamos de receber! – respondo.
– É pecado não comer milanesas em dias de chuva em Punta. Ah, e com chuva não engorda! – a engraçadinha diz.

bento1ELA NÃO PARA DE REPETIR ESSA FRASE AGORA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Daí a dona Maria, responsável pela limpeza da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, viu no Band Mulher que a Mariana falava sobre a Nova Orla do Guaíba e do desejo de andar no ônibus de turismo. Daí a dona Maria chamou o diretor da secretaria, Roberto Snel, pra ver aquela menina falando maravilhas da cidade na TV. Daí o Roberto Snel e sua equipe chamaram a Mariana para mostrar as mil e uma iniciativas de turismo em Porto Alegre. Daí a Mariana ficou encantada e prontamente aceitou ser a embaixadora informal do turismo da nossa cidade. A seguir cenas de incríveis próximos capítulos! #visitportoalegre ♥️
  • Ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão ♥️🐶♥️ #20dejulho #diadoamigo
  • De uma viagem a trabalho para o Oriente Médio, nasceu um livro. Deste livro, uma carreira de escritora. Desta carreira, o desejo de empreender. Deste empreendedorismo, um blog que agora virou coluna no Band Mulher e na BandNews FM. E muito ainda está por vir. O #tbt de hoje é pra relembrar com carinho o início de tudo ♥️ Deserto do Sinai, Egito. Outubro/2010. #peregrinadearaque #livro #porai #bandrs
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs