Ajudinha para arrumar a mala para Punta? Mari mostra os itens indispensáveis!

A vida em Punta del Este muda de acordo com a idade e estilo de vida. Nos meus idos 20 anos, eu vivia Punta a partir das 13h. Pudera. Só ia para a cama quando o sol já estava relativamente alto. Era a época das festas, das lendárias boates Las Grutas, Bulldog, Space, Morocha. Chegávamos da noite às 8h da manhã, dormíamos até às 13h, íamos para a praia, almoçávamos às 19h, tirávamos uma sesta, acordávamos pelas 23h, arrumávamos e… Noite novamente! Rotina seguida religiosamente durante todos os dias da temporada. Ah, a saúde da juventude…

Hoje em dia, Punta para mim começa às 8h e termina às 23h. Noite dessas, Chico e eu resolvemos dar uma esticadinha depois de jantar no Lo de Charlie e fomos ao MobyDick Pub, bar com música que concentra a noite aqui na península. Bebemos dois uísques, olhamos um para a cara do outro e desatamos a rir.

– De onde a gente tirava energia, hein? – eu perguntei.
– Não sei… Vamos embora? – ele respondeu.
– Vamos!! Estou louca pela minha cama!

E desatamos a rir de novo.

moby-dick-pubBAR DO MODY DICK
Para ouvir boa música, beber e jogar conversa fora, aqui é o lugar!

Conto isso tudo porque tenho recebido alguns e-mails de queridas leitoras pedindo que eu escreva um post com dicas de como fazer a mala para vir para Punta. Bom, minha mala nos meus idos 20 anos, como já devem ter percebido, era uma. Hoje, ela é outra bem diferente. Portanto, se você, querida leitora, identifica-se mais com a Mariana de hoje, que acorda cedo, corre e caminha na península, faz yoga, troca a noite pelo dia, gosta de passear pela rua, tomar um sorvete antes de dormir e ir cedo para a cama, eis a mala com os itens indispensáveis que eu sugiro que traga para cá.

jaqueta-adulto-feminina-nylon-com-bolso-ziper-e-recorte-bigJAQUETA DE NÁILON
Tem que trazer!! Se não colocar na mala, traga um dinheirinho para comprar uma aqui. Venta bastante em Punta e costuma fazer frio à noite também.  A jaqueta de náilon é a peça fundamental para passear pela rua à tardinha, de noite, para te acompanhar nos restaurantes, na praia, nos paradores. Ela é levinha, prática, fácil de limpar e companhia inseparável. Ah, Mari… Mas anda fazendo calor em Punta… Não importa. O tempo pode virar muito facilmente e você pode se arrepender. Rola o mouse!

6188230689_004548af62INDIAN
Esta loja oferece excelente oportunidade de compra de jaquetas de náilon. Elas custam cerca de R$ 200, há de todas as cores (preto, marinho, mostarda, vermelha, azul, verde, salmão, nude, estampadas….) e uma promoção de pagar duas e levar três. Fui com a mãe, compramos uma pra cada uma e ganhamos a terceira para minha irmã. É o tipo de jaquetinha que vai te acompanhar durante todo o inverno e pra sempre!

unnamedJAQUETAS DA INDIAN
Fiz esta foto durante um insta stories para mostrar mais o estilo. As cores são as mais diversas…

magmaJAQUETAS DA MAGMA
A Magma é outra loja que eu amo em Punta e tem uma seleção de peças incríveis. Só que em termos de preço é 8 ou 80. No caso da Magma, as jaquetinhas também custam cerca de 200, só que dólares.

Muito bem, objetivando a criação da mala, além da jaquetinha. Senhoras e senhoritas, o que considero indispensável para sua temporada em Punta del Este

Biquínis e/ou maiôs: Por motivos óbvios.

Shorts: Jeans para passear; modelos levinhos, de malha, para praia e ficar em casa.

Camisetinhas, muuuitas camisetinhas e regatinhas: É o que mais você vai usar aqui, seja com short, com calça, sob a jaquetinha…. Pra sair, pra ficar em casa. Escolha t-shirts bacanas, aquelas meio podrinhas, que não ocupam muito espaço, e mande ver!

Casaquinho de malha: Traga uns dois para usar nos dias nem tão frios, mas frescos.

Bijus: as minhas preferidas são maxi brincos e como sou uma pessoa que gosta muito de cores básicas na hora de se vestir, curto investir em brincos coloridos e grandes. Posso dizer até que coleciono e adoro porque ocupa espaço zero na mala e faz toda a diferença.

brinco-mariMAXI BRINCO DE MIÇANGA E TASSEL DA YOLO
Comprei no quiosque do Shopping Iguatemi um dia antes de vir pra cá. Queria muito uns brincos coloridos e achei este verde e um de bolas vermelho lindos!

Calça jeans: Uma é suficiente, seja denim ou colorida.

Vestidinhos e macaquinhos: Dois modelinhos que você não tenha pena de usar também na praia, já que pode sair da areia e ir ao parador beber um clericot bem arrumadinha!

Camisa jeans: Ela faz as vezes de casaquinho aberta e também pode ser usada sozinha. Vai muito bem em qualquer programa!

Tênis: Aquele que você vai usar para correr, fazer caminhadas e também para passear.

Havaianas/Crocs/Slide: Dependendo do gosto, é o calçado que você vai usar para ir à praia, andar na rua e ficar em casa. Eu uso Crocs e Slide.

mari-adiletesADILETTES, O SLIDE DA ADIDAS
O meu já me acompanha há dois verões por aqui e cada ano que passo percebo como este tipo de chinelo prolifera-se em Punta. Havaianas quase não se vê. Crocs estão por toda parte também, sobretudo nos pés de crianças e pré-adolescentes.

Keds/Sapatilha/Sandália: Depende do seu estilo, mas é aquele calçado que você deve pensar em usar no dia em que quiser jantar em algum lugar. Sim, as pessoas vão jantar de salto e de tênis. Cada um na sua. Portanto, pense neste calçado para este momento.

Traje esportivo: Dois shorts e duas camisetinhas pra fazer esporte, levinhas e que não pesam nada, são suficientes.

Viseira/Chapéu: Proteção no rosto é fundamental.

mari-correBONÉ COM PROTETOR SOLAR
Pra mim, que costumo correr com o sol a pino, acessório fundamental

mari-viseiraVISEIRA DE PALHA
Viseiras e chapéus de palha estão em todas as cabeças de Punta. Ah, e aproveitando esta foto na frente do parador Grand Hotel, deixo a dica: beba o clericot deste lugar. Divino! Há dois clericots divinos em Punta: este do parador Grand Hotel e o do restaurante Boca Chica, na península!

Um short/saia e uma camisa/blusa mais arrumadinha: vá que dê vontade de fazer um programinha mais caprichado, como jantar em algum restaurante mais bacana e imponente daqui, como Fasano, Narbona, Floreal, La Bourgogne.

Lenços e echarpes: estampados, coloridos… Você vai usar muito aqui, na praia e na cidade!

Por fim, saiba que Punta del Este é um lugar em que as pessoas usam muita cor na hora de se vestir. Eu sou uma pessoa super neutra e básica. Fico sempre transitando entre o preto, branco, cinza, marinho… Mas chego aqui e me dá uma vontade (e uso!!) de pink, amarelo, verde, roxo, vermelho, laranja… Você vai sentir essa vontade também, tenho certeza. Portanto, coloque peças coloridas na mala.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

6 Comentários
  1. Adoro seu trabalho, suas crônicas na ZH, e agora tenho lido suas dicas aqui no facebook. Morando em Pelotas, desde a década de 70 que Punta é para a família como o ” quintal” de casa no verão! Estive por lá agora em janeiro e concordo com tudo, inclusive com o Caracoles! Lembranças boas de meus pais, meus irmãos, namoradas/noivos na mesa para comer paella! Bjo

  2. olá Mari
    Gostamos muito de ti não fica chatiada comigo e com as amigas porque eu estou escrevendo pra ti o q as amigas acham e eu também
    site virou blog de punta e do uruguai.
    Virou um diário de tuas férias lá.
    conhecemos é lindo e legal só que tem outros lugares no mundo e não é o único e nem só esse assunto.
    acesso Mariana kalil é assunto e punta, outro e punta cansando.
    Analisa e descansa vc merece férias não tem q escrever – queremos vc feliz sem vc perder leitores pq vc não vê outros pra escrever em férias ? Amamos vc
    Sabemos q ninguém vai contar isso pra vc e vai dizer q ama punta pra agradar vc pq ninguém tem coragem

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.