Ótimos truques para não errar na criação de um lindo arranjo de mesa

Quase tão importante quanto o menu que será servido é pensar em como será a decoração da mesa para uma ocasião especial. Além de toalhas, talheres e aparelho de jantar, outro item que merece atenção redobrada é o arranjo de mesa. Afinal, de nada adianta ser lindo se dificulta a comunicação entre os convidados, vai dizer?

– Em geral, o arranjo de mesa é sempre maior do que precisa. Os modelos grandes funcionam melhor em um aparador, por exemplo – ensina a consultora de etiqueta Claudia Matarazzo.

Para te ajudar, enumeramos quatro truques para você escolher direitinho o arranjo que mais combina com o seu evento. Espia!

flores-centro-mesa-620-04_6567919452377562950EVITE ARRANJOS ENORMES

À primeira vista, eles até parecem mais bonitos e conferem um glamour extra à decoração, mas basta que os convidados sentem à mesa para que o anfitrião perceba que a escolha não foi tão boa assim. Prefira arranjos menores, com até 30 centímetros de altura. Para ver se funciona, faça o teste: você consegue enxergar bem a pessoa do outro lado da mesa? Se a resposta for sim, é só optar pela composição que mais lhe agrada.

arranjo-de-mesa-alto-de-flores-amarelas-casamento-ilana-luiz-andreARRANJO MAIS IMPONENTE? ATENÇÃO AO SUPORTE!

Se você faz questão de um arranjo maior, a dica é investir em um suporte que seja alto o suficiente para que deixe as flores em uma altura superior a dos convidados sentados. Em casas de decoração, opções é o que não faltam – e incluem vasos, garrafas e outros. Tome cuidado também para não escolher um suporte muito grande.

b6c8c441874d2359322c3f90b63cfe20NADA DE PERFUMES FORTES

Para não interferir no odor dos pratos que serão servidos – e atrapalhar a degustação dos convidados, opte por flores com pouco ou sem nenhum perfume. Lembre-se também que há muitas pessoas que têm alergias e, nesse caso, passariam o jantar inteiro espirrando. Rosas e lírios – exceto os de cor branca – são boas opções, mas vale avaliar com seu florista quais são as plantas da estação.

roses-in-recycled-asian-food-packagingA GRANA ESTÁ CURTA? RECICLE!

Quem já organizou um casamento ou formatura sabe: parece bobagem, mas flores são caras. Dependendo do suporte escolhido então, mesmo que alugado, pode pesar no orçamento do seu evento – ou até mesmo na hora de escolher um vaso bonito para decorar a sala naqueles jantares bacanas com a família. É por isso que vale a pena separar algumas horas de seu final de semana e exercitar a criatividade para criar seu próprio arranjo. Que tal utilizar belas garrafas que você tem em casa como vaso para aquelas flores do campo, ou latinhas de chás que terminaram? E lembra daquele pote de vidro meio sem uso no fundo da estante? Com pérolas falsas ou pedrinhas coloridas dentro, você pode compor um belo arranjo para a mesa da sala. Quer mais? Com laços e outros ornamentos, como cordas, é possível montar um arranjo mais rústico que funciona bem para aquela festa no jardim – e o melhor, feito por você.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.