Receitas simples de pastinhas e patês saudáveis (e cheios de nutrientes!)

A saúde nutricional deve ser parte do dia a dia. Constrói-se um passo por vez, com atitudes constantes e positivas que compõem a rotina. Entretanto, isso não significa restrição de sabores. É possível inovar e saborear alimentos diferentes, que nunca havia se pensado em comer antes. Isso incentiva novas práticas e a adoção de um estilo de vida saudável, naturalmente.

Essas escolhas fazem a diferença no cálculo final, que consequentemente atinge o resultado que a nutrição inteligente busca: a prevenção de doenças e o alcance da saúde plena. Encontrar novos valores e sabores de cada alimento é a minha proposta. Temos que extrair da natureza o que ela tem de melhor, não acha? Então leia essas receitas e faça o teste em sua casa. Todos os patês receitados podem ser acompanhados de torradinhas ou mesmo rechear pequenos sanduíches integrais.

Cada receitinha foi construída com muito carinho, pensando em aliar o sabor e a nutrição saudável. É importante transformar a atitude de cuidar da saúde em algo positivo e saboroso. Afinal, saúde não tem a ver com comer o que não gostamos. Tem a ver com ser criativo e tirar de cada alimento tudo que há de bom, em busca da plenitude, longevidade e bem-estar.

macaPATÊ DE MACADÂMIAS

Ingredientes
1 xícara de chá de macadâmia adormecida em água (descartar a água quando for preparar).
1 dente de alho picado
1/2 xícara de chá de manjericão
1/2 xícara de chá azeitonas pretas sem caroço
Sal e pimenta do reino a gosto. Dê preferência ao sal rosa, se possível.
2 colheres de sopa de água filtrada

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta única.

mustard_seeds.png__700x500_q85_subsampling-2MOSTARDA DE CÚRCUMA

Ingredientes
1 xícara de chá mostarda em grãos
½ xícara de chá de vinagre balsâmico
½ xícara de chá de cúrcuma ou (açafrão)
Sal a gosto (de preferência sal rosa)

Modo de preparo
Coloque na geladeira a mostarda em um pote com 1 xícara de água e deixe hidratando durante a noite (de seis a oito horas). No dia seguinte, liquidifique as sementes, a cúrcuma, o vinagre e o sal. Guarde em um pote de vidro na geladeira. Deixe curtir por alguns dias, antes de começar a usar.

avocadoPASTA DE ABACATE COM COENTRO

Ingredientes
1 abacate inteiro
1 filete de azeite de oliva extra virgem
3 colheres de sopa de semente de coentro
Suco de 1 limão
1 colher de sobremesa de pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo
Liquidifique todos os ingredientes até formar uma pasta única. Sirva com iscas de carne, saladinhas ou pães integrais. É uma ótima pedida!

Roasted-Eggplant-Spread_recipePASTA DE BERINJELA

Ingredientes
1 berinjela
1 dente de alho
3 colheres de azeite de oliva extra virgem
1 pimentão vermelho picado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Lavar e furar a berinjela completamente. Levar ao forno quente por 1 hora, até a polpa ficar mole. Separar e amassar a polpa. Numa panela, refogar o alho, o pimentão, rapidamente no azeite acrescentar a polpa de berinjela e os temperos. Incorpore até formar uma pasta única.

carrot-puree-484x363-topPASTA DE CENOURA

Ingredientes
1 cenoura média
1 batata média
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1/3 xícara da água do cozimento da batata
2 colheres de sopa de leite de coco
½ colher de chá de açafrão em pó
½ colher de chá de pimenta
Orégano e sal a gosto.

Modo de preparo
Cozinhe a cenoura e a batata na mesma panela, coloque no liquidificador a cenoura e a batata, ainda quentes, com 1/3 xícara de água do cozimento e o leite de coco. Bata até ficar cremoso. Acrescente o azeite e tempere com o açafrão, a pimenta, o orégano e o sal.

Spinach PestoPATÊ DE ESPINAFRE

Ingredientes
200g de queijo tofu
1 molho de espinafre cozido
1 colher sobremesa de mostarda Dijon
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
1 colher de chá de alho picado
½ cebola pequena picada
1 xícara de manjericão fresco e cebolinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, até formar uma pasta única.

pasta-de-tofu-com-ervas-finasPASTA DE TOFU COM GERGELIM

Ingredientes
150 gramas de tofu
2 colheres de sopa de gergelim
½ xícara de chá de azeitonas sem caroço a gosto (cuidar em função da quantidade de sal)

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador.

pate-de-frango-de-baixa-caloriaPATÊ DE FRANGO

Ingredientes
150g de peito de frango
½ cebola em cubos
1 tomate em cubos
1 dente de alho
1 colher de sopa de semente de linhaça
100ml de leite de coco
Sal a gosto
Salsinha e ervas frescas a gosto

Modo de preparo
Leve o frango, o alho, a cebola e o tomate cortados ao meio para cozinhar com água. Deixe esfriar. Liquidifique o frango com a linhaça e o leite de coco e adicione um pouco de agua do cozimento (se necessário, para ajudar a bater). Acrescente a salsinha e o sal. Leve para a geladeira até o momento de servir. Guardar em geladeira por no máximo dois dias.

homusPASTA DE GRÃO DE BICO

Ingredientes
6 colheres de sopa de grão de bico
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de molho de soja ( sem glutamato monossódico)
2 colheres de sopa de salsa
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta a gosto
100ml de água da cocção

Modo de preparo
Cozinhe o grão de bico, deixe esfriar e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador. Até formar uma pasta única

patePATÊ DE SARDINHA

Ingredientes
1 lata de sardinha ao molho de tomate
1 tomate em cubos
1 dente de alho
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de gergelim

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até formar uma pasta única. Leve para a geladeira até o momento de servir. Guardar em geladeira por no máximo 2 dias.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

3 Comentários
  1. Mariana, adorei as suas receitinhas!
    Eu vi que vc colocou a validade de algumas pastinhas apenas…
    Quanto tempo duram estas delícias na geladeira?
    No seu aguardo,
    Erika

  2. Ingredientes
    1 abacate inteiro
    1 filete de azeite de oliva extra virgem
    3 colheres de sopa de semente de coentro
    Suco de 1 limão
    1 colher de sobremesa de pimenta do reino e sal a gosto

    posso inserir as folhas de coentro ao invés das sementes?

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • VENEZUELA LIVRE! #VenezuelaBrasilTeAcompana #VenezuelaGritaLibertad #venezuelalibre #venezuelagritalibertad #23ecallehastaquesevaya #23enero2019
  • Né?!👌🏻#simplesassim #bekind
  • “Nunca mais me convida pra pegar praia em José Ignacio.” #gorda #reportergorducha
  • Dia de praia no @lachozademarparador. Viaja até José Ignacio, caminha na areia quente, procura guarda-sol, carrega geleira, sacola, mochila, faz reportagem para o Band Mulher e sorri pra foto! 🤣🐶
  • Bento envelheceu. Não foi do dia para a noite. Trata-se de um envelhecimento gradativo. Uma enfermidade aqui, uma coisinha crônica acolá – e há uns bons cinco anos vamos levando esses percalços da velhice com acompanhamento veterinário, exames de rotina, troca de medicações, mas sobretudo, com amor, cuidado, amizade, lealdade e fé. Neste último ano, mais precisamente nos últimos meses, Bento deixou de ser um cachorrinho vivaz, de olhos espertos e comportamento ágil para se transformar em um senhor de seus lá 95 anos (equivalente à idade humana) que requer uma série de cuidados e a minha presença e atenção 24 horas por dia. O diagnóstico complicou, como costumam complicar os diagnósticos à medida que a idade avança, e através do olhar do Bento eu enxergo diariamente o reflexo da finitude da vida. Não pode existir sofrimento maior para um dono de cachorro do que essa despedida diária. A cada dia, menos um dia. A cada dia, também uma surpresa. Um dia feliz, caminhando melhor, disposto, com apetite e sorrisos. No dia seguinte, sono, muito sono, xixi nas calças, olhar distante, cabecinha para o lado e alheio ao mundo ao redor. Um dia vivaz; noutro, senil. Deveria ser proibido pela natureza vivermos tal experiência. Bento significa para mim muito mais do que um dos meus grandes melhores amigos.
É meu companheiro de jornada por uma vida de altos e baixos, cheia de mudanças e reinvenções – e da qual foi testemunha ocular e grande conselheiro. Nos conhecemos quando ele tinha 30 dias de vida e desde então cruzamos oceanos até. O que eu quero que ele saiba – e o que eu sei que ele sabe – é que estarei sempre aqui. E hoje estamos aqui. E assim seguiremos juntos. Com sorrisos e mãos dadas. Até o fim. Porque a única certeza que temos é a de que o fim chega para todos nós. E com ele um novo renascer.🐶♥️🙏🏻 #bento #xerife #18anos #companheirodejornada
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda