Sem pancho na praia, mas com uma receita de batatas rústicas de babar!

Ontem eu fui à praia. Ooooooohhhh!! Sério, Mariana? Sim, sério. Eu gosto de praia. Mas eu gosto de praia depois das 5h da tarde, quando não preciso ficar refugiada embaixo do guarda-sol suando em bicas e sem conseguir entrar no mar gelado aqui de Punta del Este. Gosto de praia com aquele solzinho amigo, que parece fazer um carinho no corpo da gente, sabe assim? Então, ontem, convidei o Chico para ir à praia – nessas condições.

MARI E BENTO nHEY, PRAIA, AÍ VAMOS NÓS!

É a segunda vez que Bento ouve a promessa de que vai ganhar pancho na praia e a promessa vai por água abaixo. Não por falta de vontade nossa, pelo contrário. Disso o animal não tem do que reclamar. É que na hora que ele acorda da sesta na areia e começa a espirrar que quer milanesas, pancho ou empanadas, Chico vai até o kiosko mais próximo e sempre ouve do vendedor que “acabou o pancho”.

bento1124PISADA DAS GRANDES

Mas ontem, para tentar amenizar o mau humor do animal ao ouvir mais uma vez que tinha acabado o pancho, resolvemos fazer um assado de tira aqui na nossa churrasqueira elétrica na varanda. Eu estava louca para comer batata. Não me perguntem o porquê. Acordei com essa ideia fixa na cabeça e, quando Chico veio com a ideia do assado de tira, eu concordei com a proposta de ter batatas rústicas de acompanhamento – e agora cheguei aonde queria: receitinha de batatas rústicas caseira.

nham-nhamNHAM NHAM

Minha querida irmã ensinou uma técnica infalível para que elas fiquei molinhas por dentro e croc croc croc por fora. O que fizemos: cozinhamos as batatas até o ponto de espetar o garfo e sentir que ele afundava dentro da batata. Feito isso, retiramos as batatas da água quente e demos uma ducha de água fria para interromper o cozimento – e levamos imediatamente todas elas para o congelador para o choque térmico. Ah, sim, batatas com casca e tudo!

nham-nhamNHAM NHAM

Então, cortamos as batatas em tiras largas e demos para o Chico colocar na super grelha da nossa churrasqueira elétrica.

Olha!

batatasBATATAS PRONTAS PARA IR PARA A GRELHA

batatas1A GRELHA COM TOMATES ESPERANDO A COMPANHIA DAS BATATAS
Desculpem as fotos que não estão bem nítidas, mas é que o wifi e Punta del Este não foram feitos um para o outro, definitivamente.

Então, sentamos para esperar as batatas ficarem prontas. Enquanto isso, Chico tirou os tomates da grelha e nos serviu grosseiramente cortados para serem devorados com pão e azeite de oliva. Pode existir algo melhor neste mundo de Deus do que tomate com pão e azeite de oliva? Nããããoooo, Mari! Eu gosto de tomate de qualquer jeito. Natural na salada e depois de submetido a altas temperaturas, seja na grelha ou na água quente. Inclusive, a forma mais saudável de consumir tomate é depois de submetê-lo a temperaturas altas, sabia? É quando ele libera licopeno, uma substância natural que contém antioxidantes muuuito importantes e poderosos e que contribuem no combate aos radicais livres. O licopeno também é protetor do coração.

+ MARI KALIL: Quem avisa é a expert Nina Horta: chique agora é cozinhar e comer em casa

Quanto mais maduro, mais saudável o tomate – e aqui no Uruguay eles são muuuito maduros e vermelhos. Lindos, lindos! Quanto mais vermelhos, mais licopeno contêm. Nos deliciávamos com gramas e gramas de puro licopeno quando Chico avisou que as batatas estavam prontas.

Olha!

batatas2OOOOOOOOOOHHHHHHHH!!!!

Ficaram ótimas e algumas lições aprendemos com essa primeira experiência.
1) Tem que cuidar o ponto do cozimento da batata na panela. É parte fundamental do sucesso da receita. Elas têm que cozinhar até ficarem parecendo manteiga por dentro – e este ponto é a espetada do garfo que vai dizer. A nossa ficou molinha mas poderia ter ficado ainda mais. Foi minha ânsia por comer batata que me fez tirá-las um pouco antes do tempo do fogo.
2) Uma ideia que tivemos depois é que poderíamos ter colocado sal na água para cozinhar junto. E poderíamos também ter cortado as batatas antes de cozinhar, pois então o sal penetraria com mais facilidade. Mas apenas cozinhamos as batatas inteiras sem sal e optamos por temperar depois. Vou tentar esta outra tática da próxima vez.

+ MARI KALIL: O peixe de forno que é uma barbada

3) Temperamos, já no prato, com sal rosa do Himalaia grosso, que vem naqueles moedores, sabe? E também com azeite de oliva. Minha dica para a próxima vez é colocar páprica picante também. Deve ficar ótimo.
4) Outra ideia de tempero é preparar um sal de ervas com o sal rosa, tomilho fresco, alecrim fresco e pimenta do reino. Picar as ervas bem picadinhas, temperar com o sal e polvilhar na batata.

olivia101ELA NÃO FEZ NADA DISSO

manaSÓ FICA DIZENDO QUE É PARA FAZER

bento1123QUANDO EU DIGO QUE ESSE BLOG É UM DESSERVIÇO, ELA BRIGA COMIGO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

3 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Que parte da frase “tu tem a casa inteira para deitar, não precisa ser exatamente em cima dos meus tênis” tu não entendeu, Gorda? 🐶
  • Meu convite para desconectar neste domingo, olhar menos para a tela do celular e mais para o horizonte ao nosso redor. 🙌🏻💥🌞#carpediem #curtaomomento #aproveiteodia
  • ... Então as gurias saíram para passear de Maricota amarela e suas alças multiuso.💛 #maricota19  #bolsamk #ppacessorios
  • Só na contagem regressiva pelas muitas taças de vinhos e boas companhias no @vinhonapraca neste sábado na Praça Mauricio Cardoso. Vamos?! Óbvio, Mari! 🍷🍷🍷#vinhonapraca #vineria1976 #petfriendly #espaçokids #foodtrucks #muitovinho
  • Transformação do dia para o Band Mulher: jeans boyfriend + camiseta podrinha + casaqueto @twentyfourseven.poa e @thaylacollingduarte em um dia cor de rosa ♥️
  • Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não o morderá. Eis a diferença fundamental entre o cão e o homem. Neste caso específico, os funcionários do @carrefourbrasil, que merece boicote. Para assinar a petição que pede punição aos assassinos: http://chng.it/hJ8S6hZY