Sete chefs se reúnem para preparar o “jantar perfeito” em Porto Alegre. Saiba detalhes!

Já pensou ser servida por sete dos mais prestigiados chefs brasileiros, que usaram de toda a sua ousadia e inventividade para criar pratos únicos, capazes de aguçar e desafiar o mais exigente dos paladares? E se além disso a comilança for harmonizada com sete vinhos diferentes, adaptados ao menu, escolhidos a dedo para tornar a experiência ainda mais especial? Parece sonho, mas é verdade. E isso tudo vai acontecer em Porto Alegre, no próximo dia 10 de novembro, às 19h30min, no Country Club.

A cozinha do “Jantar Perfeito” será comandada pelos chefs Victor Dimitrow, eleito pela Veja SP como revelação de 2016, Gabriel Matteuzzi, do paulistano Tête à Tête, que neste ano conquistou uma estrela no Guia Michelin, Marcos Livi, gaúcho que lidera os bares Verissimo e Quintana, em São Paulo, o catalão Xavier Gámez, do Xavier260, Roberta Horn Gomes, do Lorita e Rosane Radecki de Oliveira, dos restaurantes Girassol e Alecrim, do Paraná.

jantar2TURMA DA PESADA: O TIME ESTELAR À CARGO DO “JANTAR PERFEITO”

Essa turma da pesada tem a missão de preparar sete diferentes versões de um ingrediente muito conhecido de todos nós: a carne de porco. Nas mãos deles, os vários cortes suínos ganharão sabe-se lá que roupagem, para surpreender e encantar os paladares dos comensais.

jantar1CARNE DE PORCO: INGREDIENTE PRINCIPAL DE PRATOS SOFISTICADOS

Para contar melhor essa história, no entanto, é preciso dizer que a carne não é de qualquer porco. Mas, antes de falar da matéria prima, é necessário informar de onde saiu essa ideia maluca e genial ao mesmo tempo: da cabeça do enólogo francês Gaspar Desurmond. Radicado há alguns anos no Rio Grande do Sul, Gaspar chegou da França com vontade de descobrir todas as possibilidades do terroir brasileiro. Andou por todo o país, especialmente pelas regiões viníferas gaúchas. Algum tempo depois, radicou-se na Campanha, para começar a produzir seus próprios rótulos.

jantar5-gasparO ENÓLOGO GASPAR DESURMOND: DESCOBERTA DE POSSIBILIDADES PARA O TERROIR NACIONAL

Porém, o desejo de criar vinhos com uma personalidade diferente fez com que ele se associasse a pequenos viticultores de diversas regiões, para a produção de uvas com total controle de qualidade e produtividade. Assim, além de alcançar a excelência na matéria prima com a qual vinifica seus rótulos, Gaspar também incentiva os agricultores das regiões da Serra e da Campanha, que são seus parceiros na empreitada. Dessa dinâmica nasceu o conceito da Vinhetica (www.vinhetica.com), sua pequena boutique de vinhos localizada em Dom Pedrito, que fabrica somente quatro rótulos, todos muito especiais.

+UM LUGAR: Amo-te Lisboa: a confeitaria que ameniza a saudade com os melhores doces de Portugal

A experiência colaborativa bem sucedida no negócio dos vinhos fez com que o enólogo desejasse expandir o conceito de sustentabilidade no campo e excelência na produção das agroindústrias. Selecionou pouquíssimos criadores de suínos na região metropolitana de Porto Alegre e firmou com eles uma parceria, para a criação de uma linhagem super premium de porcos. Alimentados exclusivamente com ingredientes orgânicos como batata doce, soro de leite e bagaço de uva e oliva secos, os animais apresentam uma carne de características nobres, como sabor e maciez únicos.

jantar-xavierXAVIER GÁMEZ, DO XAVIER 260: O CATALÃO QUE COMANDA UMA DAS COZINHAS MAIS ESPECIAIS DE PORTO ALEGRE

Agora sim, voltando ao início da conversa: é com essa carne que os chefs vão cozinhar neste jantar que promete ser emblemático. Alguns dos rótulos da noite devem levar a assinatura de Desurmond, claro. Os ingressos para esta verdadeira reinvenção do conceito de “jantar” já estão à venda pelo site FoodPass. Custam R$ 300.

  • Patrícia Lima, Especial para o site MK
Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Minha amiga Mariana Kalil está com câncer. Não é novidade, ela conta tudo a respeito nas redes sociais, e com pormenores, mas eu a acompanho mais de perto, nós conversamos sempre, estamos em permanente contato. Por dois motivos: por gostar muito da Mariana e para tentar ajudá-la com minha experiência no assunto. Mariana, agora, felizmente superou uma das etapas mais dolorosas desse processo de enfrentamento do chamado “imperador de todos os males”. É a fase das más surpresas, quando você recebe uma notícia tão ruim, que parece inverossímil. O homem é o único animal que sente medo do futuro desconhecido, algo terrível. Mas, ante o perigo real, ante o presente concretamente ameaçador, a mente protege o ser humano lançando-o para fora de si mesmo. É como se a dor não fosse dele.” Linda coluna, @david.coimbra2018 . 
Que nossa experiência sirva sempre pra ajudar mais e mais pessoas a compreender nossa complexidade, mas também toda a nossa força, coragem e determinação de ir em frente. Obrigada, amigo querido. ❤️🙏🏻
  • Ouviram, queridas Alices?! ❤️
  • Cabelo fortalecido para seguir vigorosamente em frente. 💪🏻❤️
  • Há 10 anos aqui estive nesta Terra Santa encontrando minha fé. Agora retorno com meus dois anjos da guarda para reafirmar a certeza de que ela move montanhas. #holyland
  • Cores e sabores de Tel Aviv. #carmelmarket 👌🏻
  • Modo: carregando as baterias. ☀️ #sol #folga #praia #luz #israel #goodvibes #bepositive