Flocos, farinha ou farelo de aveia? Benefícios e melhor forma de consumir o cereal

Você adota a aveia em suas receitas? Sabia que este é um cereal rico em proteínas, vitaminas antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis? A aveia é um alimento com um valor nutricional muito importante para a saúde. Além disso, contribui com minerais como o cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Apesar de ser popular, a aveia não é reconhecida como deveria pela maioria das pessoas, por isso que escrevi sobre ela.

A fibra solúvel que a aveia esbanja se chama Betaglucana. Essa fibra tem sido alvo de estudos constantes no mundo científico, justamente pelas suas aplicações metabólicas e fisiológicas, e também pela descoberta de que favorece a redução do risco de diversas doenças.

Isso acontece, de acordo com esses estudos, pela positiva correlação na melhora da glicemia e do perfil lipídico de pessoas com colesterol alto.

bt-header-aveiaAVEIA: SANTO REMÉDIO NATURAL CONTRA DOENÇAS GRAVES
Devido às suas atividades intestinais que permitem a redução da glicose, a Betaglucana otimiza vias imunológicas. Por isso, é considerada eficaz na redução da severidade de infecções no trato respiratório e supressora de células tumorais. O estudo fez a experiência de administrar 3,5 g de Betaglucana por seis semanas, para demonstrar estes benefícios.

Mas qual tipo de aveia eu devo consumir? Essa dúvida é muito comum. Então vamos lá! Entre os tipos de aveia que contém maior quantidade de Betaglucana é o farelo. Posteriormente, flocos. E por último, a farinha.

farelo-de-aveia-620x413FARELO DE AVEIA: O TIPO COM MAIOR QUANTIDADE DE BETAGLUCANA

Você precisa de 40g de farelo ou 60g de farinha para contribuir para a saciedade. Isso acontece porque o alimento retarda o esvaziamento gástrico e também contribui para o controle da glicemia, reduz o colesterol e regula o trânsito intestinal, o que promove o aumento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a constipação.

Essas constatações são muito boas para a sua saúde. A aveia pode contribuir nas estratégias nutricionais e reduzir o risco de doenças. Então tente incorporar o alimento nas suas refeições, use nas frutas, sobremesas ou café da manhã. Entretanto, lembre-se sempre de consultar o seu nutricionista para ter uma alimentação equilibrada e de acordo com as características particulares do seu organismo.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.