Que tal subir a Serra neste Corpus Christi e provar o Menarosto em Flores da Cunha?!

O feriado de Corpus Christi está quase chegando e você ainda não tem programação? Então vem para Flores da Cunha, minha cidade! Flores é conhecida nacionalmente pela beleza dos tapetes de serragem colorida, elaborados por voluntários no entorno da praça principal, no Centro. Os tapetes permanecem expostos até o domingo posterior.

Ok, mas o que isso tem a ver com vinhos, já que neste espaço eu me propus a falar sobre isso? Tudo a ver! Sabiam que Flores da Cunha é a maior produtora de vinhos do Brasil? Pois é. Por aqui temos diversas vinícolas e dois roteiros turísticos, um chamado Vinhos dos Altos Montes (www.apromontes.com.br, com 12 vinícolas) e o outro chamado Mérica Mérica, mais colonial (www.compassosdamerica.com.br).

menarosto3A ROMARIA E OS TAPETES: RELÍQUIAS DO FERIADO EM FLORES DA CUNHA

menarosto5SERRAGEM COLORIDA: OS TAPETES FICAM EXPOSTOS POR DIAS

A parte religiosa também é pretexto para quem quer dar um pulinho até aqui e experimentar o prato oficial da cidade: o menarosto (abaixo explico o que é). A delícia será servida nesta quinta-feira, 26, em um almoço no Parque da Vindima Eloy Kunz, a partir das 12h (Av. Vinte e Cinco de Julho, 1608). Além do menarosto, será servido macarrão, polenta frita, maionese, pão, saladas e sobremesa. O ingresso custa R$ 60 e inclui vinhos finos, sucos, água e refrigerante. Além da gastronomia típica, o evento ainda promove show acústico e de humor. A previsão de encerramento do festival é a partir das 16h.

menarosto2MENAROSTO: PRATO TÍPICO COM CARNES DE PORCO, CODORNA, COELHO E FRANGO

O que é menarosto?
É o prato típico oficial de Flores da Cunha. Na cidade, bem como na Itália, saiu do âmbito familiar e passou a uma prática cultural, um patrimônio imaterial que identifica um “saber fazer” milenar aqui aportado através dos imigrantes italianos. É preparado com as carnes de porco, codorna, coelho e frango – todas assadas em um espeto giratório sobre brasas durante horas e horas, lentamente.

Na verdade, o menarosto não é, originalmente, um prato, mas uma técnica de preparo e cozimento de carnes no espeto, fixado numa estrutura giratória sobre o calor do fogo. Na Itália, recebe o nome de girarrosto que, traduzido livremente, significa “gira o assado” ou assador.

Compassos do Menarosto
26 de maio, 12h
Restaurante Parque da Vindima, Flores da Cunha
R$ 60 (à venda no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, Av. Vinte e Cinco de Julho, 1608.
Tel. (54) 3292-2777

Compartilhar
Andréia Debon

Andréia Debon

Jornalista e sommelier internacional, Andréia Debon é editora da revista Bon Vivant, publicação sobre vinhos e outras bebidas, turismo, gastronomia e tudo o que envolve os prazeres em torno da mesa. Participa de degustações e concursos de vinhos no Brasil e no exterior. À frente da publicação, viaja para países produtores de vinhos para conhecer novos produtos e investimentos em enoturismo.

2 Comentários
  1. Conheci Flores da Cunha a uns 35 anos atrás, havia uma fábrica de bebidas Kunz ou Kuntz ,que fabricava a versão nacional do Campari era uma delícia,havia tambem a fábrica de Móveis Florence ,que o fundador havia morrido recentemente, então conheci o filho que assumiu.Bom, depois de tanta conversa,peço que caso haja um vídeo deste assador,vc poste pois achei muito bacana,estou em Belo Horizonte,vai demorar para voltar aí, obrigado. Abs.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Daí a dona Maria, responsável pela limpeza da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, viu no Band Mulher que a Mariana falava sobre a Nova Orla do Guaíba e do desejo de andar no ônibus de turismo. Daí a dona Maria chamou o diretor da secretaria, Roberto Snel, pra ver aquela menina falando maravilhas da cidade na TV. Daí o Roberto Snel e sua equipe chamaram a Mariana para mostrar as mil e uma iniciativas de turismo em Porto Alegre. Daí a Mariana ficou encantada e prontamente aceitou ser a embaixadora informal do turismo da nossa cidade. A seguir cenas de incríveis próximos capítulos! #visitportoalegre ♥️
  • Ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão ♥️🐶♥️ #20dejulho #diadoamigo
  • De uma viagem a trabalho para o Oriente Médio, nasceu um livro. Deste livro, uma carreira de escritora. Desta carreira, o desejo de empreender. Deste empreendedorismo, um blog que agora virou coluna no Band Mulher e na BandNews FM. E muito ainda está por vir. O #tbt de hoje é pra relembrar com carinho o início de tudo ♥️ Deserto do Sinai, Egito. Outubro/2010. #peregrinadearaque #livro #porai #bandrs
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs