Dia do Hambúrguer: Curiosidades sobre a delícia que faz aniversário neste 28 de maio

Você sabia que o hambúrguer tem um dia internacional? É comemorado nesta segunda-feira, 28 de maio. Talvez essa não seja a única coisa que você não saiba sobre ele. Para comemorar a data desse delicioso lanche, separamos algumas curiosidades sobre o hambúrguer. Vem ver!

Por que hambúrguer
O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.

Hambúrguer foi criado na Mongólia
Segundo historiadores, o hambúrguer foi criado no século 13 na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo.

hamburguer_menuALTO TEOR DE GORDURA E SÓDIO: PARA DAR SABOR, PREFERE-SE CARNES GORDAS

Chegada ao Brasil
O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, e faz sucesso até hoje.

O lanche é cheio de armadilhas
Segundo a nutricionista, Patrícia Cruz, por apresentar um teor de gordura e sódio elevado, as carnes escolhidas para confeccionar o hambúrguer geralmente são as mais ricas em gordura. Além disso, algumas receitas, no momento da moagem da carne, adicionam um percentual de gordura, para deixar a carne mais suculenta no momento do preparo.

+MARI KALIL: Hamburguerias de babar meu paladar e calorias que não vêm ao caso

Hambúrguer não é pecado
Apesar do alto teor calórico com um teor maior de gordura, Patrícia Cruz recomenda o consumo do lanche. “Devemos consumi-lo em uma frequência mais baixa. Mas em hipótese nenhuma é pecado se deliciar com esse lanche. Na hora de comprá-lo, podemos pedir salada para acompanhá-lo. Se estamos cuidando do peso, podemos pedir sem muito recheio, por exemplo, sem maionese, com menos queijo.” A especialista também indica que ele deve apresentar proteínas, carboidratos e vegetais sempre que possível.

hamburger-dayNUTRICIONISTA LIMITA O CONSUMO: APENAS UMA VEZ AO MÊS

Hambúrguer é nutritivo
O pão é fonte de carboidrato; a carne, mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas a nutricionista reforça que, mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, é importante não esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

Quantidade ideal de hambúrguer
Para Patrícia, devido ao lanche ter um alto teor de gordura, deve-se manter o consumo do sanduíche uma vez por mês. Substituindo uma refeição almoço ou jantar, sem a batata frita. Para beber, os sucos de frutas devem ser preferência.

+UM LUGAR: Madero Porto Alegre: o melhor cheeseburger do mundo chegou!

Hambúrguer mais saudável
Patrícia recomenda optar por hambúrgueres de carnes mais magras (frango, salmão, fraldinha, alcatra) e trocar o pão de hambúrguer tradicional por uma versão integral. Também é ideal usar queijos mais magros (mussarela light, mussarela de búfala, queijo branco) e aumentar as saladas (alface, tomate, pepino, cenoura ralada, cogumelos, abobrinha e berinjela grelhada) dentro do pão. Além disso, trocar a maionese comum por uma versão light e não abusar no ketchup e mostarda ajuda a manter uma versão mais saudável do lanche.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Volta pra casa ao amanhecer. 🙌🏻✨ #ontheroad #goodvibes #mondayiscoming #bomdia
  • Repórter Gorducha sem filtro. 🐶❤️ #sunday #fimdeferiado #fazendatapera
  • Bakasana (Crow Pose; Pose do Corvo) é uma postura de equilíbrio em que nos erguemos acima de nossas limitações percebidas. Assim como um passarinho que tem todas as ferramentas para o vôo, mas duvida da sua força e habilidade, Bakasana muitas vezes pode trazer dúvidas e medos. Aos poucos, porém, nós respiramos e começamos a confiar em nós mesmos. Quando cultivamos a força interior central, não temos de confiar apenas em nossas experiências periféricas para nos guiar. Podemos aprender a confiar em nossa voz interior, nossa intuição, em vez de olhar apenas para o que está disponível externamente. Bakasana é uma postura de yoga projetada para aprimorar a voz interior. Quando a praticamos, somos guiados a confiar em nosso espaço de força interna para que os obstáculos - muitas vezes, o braço e a força do pulso - tornem-se secundários. Assim, podemos voar para dentro do que há de mais profundo em nós. 🧘🏻‍♀️✨🙏🏻 #diainternacionaldoyoga #yoga #yogaposes #yogalife
  • Há entre nós algo melhor do que um amor: uma cumplicidade. @chico_sperotto 💕#loveu #fazendatapera #horamagica #semfiltro
  • Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente. ✍🏻Henfil. #camelia #fazendatapera
  • Às vezes, tudo o que a gente precisa é de alguém que olhe profundamente nos nossos olhos e diga: “Amanhã é feriado!” 💃🏻🥳👏🏻 #havefun #aproveiteodia #fazendatapera #semfiltro