Azeite de oliva extravirgem: benefícios, preço, conservação e dicas de consumo

Uma dúvida muito comum no meu consultório diz respeito à escolha certa do azeite de oliva. A dúvida procede: nem todos os produtos que se dizem “azeite de oliva extravirgem” de fato o são. É senso comum que o azeite de oliva faz bem à saúde. Entretanto, para que seus benefícios ao organismo realmente sejam proporcionados, o produto deve obedecer a alguns critérios que temos que prestar muita atenção na hora da compra. A primeira dica é a seguinte: para obter todo o poder dos polifenóis e do ácido oleico presente nessa preciosidade, em primeiro lugar, o azeite precisa ser “extravirgem”. Ou seja, não ter sido alvo de adição de nenhuma outra espécie de óleo (o que é muito comum de encontrar em vários produtos à venda).

azAZEITE EXTRAVIRGEM: SEM ADIÇÃO DE NENHUMA OUTRA ESPÉCIE DE ÓLEO

Você sabe por que deve consumir azeite de oliva extravirgem diariamente? O azeite de oliva já mostrou em inúmeras evidências científicas o tamanho do seu poder. Entre seus atributos positivos, podemos destacar o potencial cardioprotetor. Isso acontece em decorrência do índice elevado de ácidos graxos monoinsaturados, como o oleico, além de ser fonte de vitamina E e de antioxidantes.

azeite-de-oliva-extra-virgem-70-270EXTRAVIRGEM CONTÉM OLEOCANTHAL: ANTIINFLAMATÓRIO NATURAL

Outra informação que merece muito a nossa atenção é a presença de um dos mais poderosos antioxidantes, que se chama oleocanthal. A propriedade é exclusiva do “extravirgem”. O oleocanthal é considerado um anti-inflamatório natural há mais de 10 anos. Como se não fosse o bastante, novas pesquisas mostram o poder antitumoral desta substância. Além disso, desintoxica o organismo do composto tóxico beta-amilóide, ajudando a prevenir o Alzheimer.

+CARINA BORGES: Açúcar de coco: mais nutritivo do que o convencional, mas com moderação

Para aprimorar ainda mais as informações, elaborei uma série de questionamentos ao engenheiro agrônomo e fiscal federal agropecuário, estudioso no cultivo e produção do azeite de oliva, Ricardo Furtado. Ele esclareceu detalhes sobre este superalimento para nos ajudar a escolher o produto certo.

Qual é o valor do litro de um verdadeiro azeite de oliva extravirgem?
Ricardo Furtado – O custo do azeite de oliva extravirgem é alto devido a vários fatores. Um deles é a mão de obra, pois a oliveira é colhida minuciosamente a mão, e a produtividade é pequena. Trata-se de um produto que não se submete a grandes máquinas para a colheita e manipulação. Pode-se dizer que é um produto praticamente artesanal e que se deve ter inúmeros cuidados em todo o processo. Para se ter uma ideia, o custo de um verdadeiro azeite de oliva extravirgem é de R$ 40 reais por meio litro.

az1CUSTO MÉDIO DO AZEITE EXTRAVIRGEM: R$ 40 POR MEIO LITRO

O azeite de oliva extravirgem deve ser prensado a frio?
Ricardo – Sim, sempre. Todo verdadeiro azeite de oliva extravirgem é prensado em temperatura adequada para que não ocorra a degradação dos polifenóis. Com isso, mantém-se o poder medicinal do azeite.

Por que ele deve ser guardado em vidro de cor escura?
Ricardo – Plástico e alumínio liberam materiais pesados em contato com o óleo. Além disso, o vidro transparente permite o contato do azeite com a luz e o calor, o que oxida o produto, acabando com suas propriedades antioxidantes. Por essa razão, a necessidade do vidro de cor escura. Para preservar o produto.

az3COMO CONSERVAR: VIDROS DE COR ESCURA EVITAM INCIDÊNCIA DE LUZ

Por que o ideal é que o azeite de oliva que consumimos seja produzido próximo da nossa região?
Ricardo – Devido ao transporte. Se consumimos um produto cultivado próximo de onde vai ser consumido, corremos menos risco de ele ser exposto muito tempo a a altas temperaturas e a raios UVA,  o que faz com que perca o seu poder antioxidante. Também evitamos consumir um produto com muito tempo de prateleira. Diferentemente do vinho, quanto mais jovem o azeite de oliva for, melhor. Uma dica importante é observar a data de fabricação no rótulo

Para finalizar, seguem algumas dicas de marcas deazeite de oliva extravirgem que são produzidos no Sul do país. Todas aprovadas pelo engenheiro agrônomo Ricardo Furtado.

PROSPERATO-2-BXPROSPERATO
Caçapava do Sul, RS

azeite-olivas-do-sulOLIVAS DO SUL
Cachoeira do Sul, RS

batalhaBATALHA
Pinheiro Machado, RS

bosqueBOSQUE OLIVOS
Cachoeira do Sul, RS

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.