Delícia de verão tem nome: stroopwafel com sorvete. Resista se for capaz!

Quem me acompanha há anos sabe que me considero a embaixadora do Stroopwafel no Brasil. Me considero, não: eu sou – intitulada pelo simpático holandês Willem Vos, um dos proprietários da Moinho Wafers, cuja fábrica está localizada aqui pertinho de Porto Alegre, em Ivoti.

O Stroopwafel é parte integrante da minha vida. Já entrou para a família. Ele tem vida nos meus Stories. Uma vez por mês, saímos a passear pelas cafeterias de Porto Alegre para episódios da série Mariflix (vem me seguir no Instagram que tu vai ver as tiradas do biscoito: @mari_kalil).

Só clicar na imagem para assistir a um dos episódios do Mariflix!

stroop
Como sou uma pessoa movida a serotonina boa, e meu amado stroopwafel promove em meu cérebro os melhores momentos criativos, pensei comigo: “Vou escrever um post com ideias para comer stroopwafel com sorvete. Seja sozinha em casa, seja como opção de sobremesa para oferecer para as amigas. Nesta época de calor chegando, pode acreditar: não tem coisa melhor.

Então, sigam-me, inspirem-se, corram até uma sorveteria de sua preferência, escolham os sabores que mais curtem, estoquem pacotes de stroopwafel e decidam a forma de servir que mais gostam. Eu gostei de todas, claro. Mas eu sou suspeita.

Olha!

stroopSANDUÍCHE DE SORVETE
Este é o modelo que a sorveteria Di Argento lançou no ano passado, mas que também podemos reproduzir em casa e servir em uma linda bandeja de pedra, como esta!

stroop1SORVETE COM PEDAÇOS DE STROOPWAFEL
Achei uma graça esta apresentação. Forrando o pote, pedaços de stroopwafel. Então, três pequenas bolinhas de sorvete por cima e pedacinhos do biscoito para decorar. O guardanapo colorido e a colher presa no potinho dão o charme extra!

stroop2STROOPWAFEL E CHANTILLY
Essa é daquelas sobremesas para quem não tem medo de adoçar a vida. Sorvete intercalado com pedacinhos de biscoito, cobertura de chantilly e stroopwafel decorando a doçura toda!

stroop3ESTILO BEM BRITISH
Achei um amor essa ideia de colocar as bolas de sorvete utilizando o bule de chá como recipiente e oferecer o chá e o sorvete acompanhados do biscoito inteiro

stroop4SIMPLES E DIVERTIDO
Recipientes fazem toda a diferença na hora de apresentar uma sobremesa, vai dizer? Esta ideia tem grau de dificuldade zero. Precisa apenas de um lindo bowl de porcelana o em que as cores combinam com a colher + sorvete da preferência e um pedacinho triangular de stroopwafel. Está feita a festa!

stroop5FRUTAS SÃO BEM-VINDAS
A ideia de colocar frutas mais cítricas, como o morango, ajuda a quebrar a doçura do sorvete com stroopwafel. Para quem curte esse equilíbrio de sabores, o morango ou as frutas vermelhas são ótimas ideias!

stroop6CHARME NO POTE
A sacada desta sobremesa é intercalar pedaços do biscoito com camadas de sorvete, doce de leite, mais sorvete e finalizar com biscoito! No pote de vidro, fica esse trabalho todo em evidência, o que dá um toque todo especial!

stroop7PANELINHA LE CREUSET
Eu sou fá dos utensílios Le Creuset e uso direto aqui em casa. Eis uma sugestão super básica e chique: duas bolinhas de sorvete de sua preferência e, no lugar de usar a tampa da panelinha, utilizar o biscoito!

stroop9PRA ACOMPANHAR O CAFEZINHO
Na Holanda, onde o stroopwafel, nasceu, o biscoito é tão amado e consumido que existe até sorvetes no sabor stroopwafel, como este da foto. Esta ideia é também da categoria grau de dificuldade zero e uma maneira super informal de consumir. Ao servir o cafezinho, basta colocar os biscoitos ao lado de um pote de sorvete e todo mundo vai pegando o sorvete utilizando o biscoito como colher. Depois, é só partir para as dentadas mil!

stroop10COM JEITO DE CHEF
Uma ideia não tão difícil de reproduzir e com cara de restaurante cinco estrelas. Basta utilizar uma cobertura de caramelo (ou da sua preferência) para decorar o prato. Então, coloca-se no centro uma bolinha de sorvete e parte-se o biscoito em quatro pedaços para fazer esta espécie de parede na volta. Em cima, pedacinhos pra decorar!

stroop12VERSÃO NATALINA
Stroopwafel com sorvete tem tudo a ver também como ideia de sobremesa no Natal. O bom é que dá pra deixar tudo montadinho na geladeira e na hora da ceia, apenas servir. Esses copinhos com estrelas conferem toda a atmosfera natalina para a sobremesa. Você também pode escolher motivos de árvores de Natal, Papai Noel ou o que mais curtir. Dentro, há pedacinhos do biscoito, merenguinhos e sorvete de baunilha. Show!

stroop13BISCOITO E SORBET
Esta é uma opção pra quem não pode consumir lactose ou prefere sabores mais cítricos. Sorbet de frutas vermelhas, ou maracujá, limão etcetera trazem um equilíbrio maravilhoso de sabor quando consumidor com a doçura do biscoito. Sem falar que as cores em um copo de vidro alto ficam lindas. Aqui, há pedaços de stroopwafel partidos grosseiramente com a mão  e intercalados com sorbet de amora!

stroop14STROOPWAFEL NO PALITO
Cara de festa de criança, vai dizer? Basta comprar palitos de picolé, aquecer um pouco o stroopwafel para que o recheio amoleça e você consiga espetar o palito entre as duas bolachas, mergulhar em um recipiente com chocolate derretido e enfeitar com granulados. #ascriançaspiram

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?!👌🏻#simplesassim #bekind
  • “Nunca mais me convida pra pegar praia em José Ignacio.” #gorda #reportergorducha
  • Dia de praia no @lachozademarparador. Viaja até José Ignacio, caminha na areia quente, procura guarda-sol, carrega geleira, sacola, mochila, faz reportagem para o Band Mulher e sorri pra foto! 🤣🐶
  • Bento envelheceu. Não foi do dia para a noite. Trata-se de um envelhecimento gradativo. Uma enfermidade aqui, uma coisinha crônica acolá – e há uns bons cinco anos vamos levando esses percalços da velhice com acompanhamento veterinário, exames de rotina, troca de medicações, mas sobretudo, com amor, cuidado, amizade, lealdade e fé. Neste último ano, mais precisamente nos últimos meses, Bento deixou de ser um cachorrinho vivaz, de olhos espertos e comportamento ágil para se transformar em um senhor de seus lá 95 anos (equivalente à idade humana) que requer uma série de cuidados e a minha presença e atenção 24 horas por dia. O diagnóstico complicou, como costumam complicar os diagnósticos à medida que a idade avança, e através do olhar do Bento eu enxergo diariamente o reflexo da finitude da vida. Não pode existir sofrimento maior para um dono de cachorro do que essa despedida diária. A cada dia, menos um dia. A cada dia, também uma surpresa. Um dia feliz, caminhando melhor, disposto, com apetite e sorrisos. No dia seguinte, sono, muito sono, xixi nas calças, olhar distante, cabecinha para o lado e alheio ao mundo ao redor. Um dia vivaz; noutro, senil. Deveria ser proibido pela natureza vivermos tal experiência. Bento significa para mim muito mais do que um dos meus grandes melhores amigos.
É meu companheiro de jornada por uma vida de altos e baixos, cheia de mudanças e reinvenções – e da qual foi testemunha ocular e grande conselheiro. Nos conhecemos quando ele tinha 30 dias de vida e desde então cruzamos oceanos até. O que eu quero que ele saiba – e o que eu sei que ele sabe – é que estarei sempre aqui. E hoje estamos aqui. E assim seguiremos juntos. Com sorrisos e mãos dadas. Até o fim. Porque a única certeza que temos é a de que o fim chega para todos nós. E com ele um novo renascer.🐶♥️🙏🏻 #bento #xerife #18anos #companheirodejornada
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?