Dez tendências gastronômicas na Califórnia que estão dando o que falar (e babar!)

Sobremesas saudáveis, tacos gourmet e drinques artesanais estão fazendo os menus de bares e restaurantes pela Califórnia – e a Califórnia, como se sabe, é grande exportadora de modas e modismos. Portanto, atente para o que já é realidade por lá e que em breve deve chegar por aqui.

1) Bares clandestinos
Durante a Lei Seca, inúmeros bares subterrâneos – e, claro, ilegais – surgiram especialmente em cidades portuárias como Los Angeles e San Francisco. Hoje, uma nova geração desses bares altamente estilizados presta homenagem à era passada, mas com toque moderno, interiores criativos e coquetéis inspiradores. Ótimos exemplos são o Break Room 86, em Los Angeles (ao estilo anos 80, tem uma entrada peculiar que fica localizada atrás de uma máquina automática de vendas), e o The Wilson Bar, em San Francisco, dentro de um antigo escritório de detetive particular da década de 1930.

Rickhouse, San FranciscoTHE WILSON BAR: NAS ANTIGAS DEPENDÊNCIAS DE UM ESCRITÓRIO SECRETO

2) Loco for Locavore
A Califórnia foi um dos primeiros estados a adotar o movimento de valorização dos alimentos locais. O termo “locavore” foi inventado lá e já faz parte dos menus do Golden State há tempos. Agora, a região mais uma vez é a incubadora da mais recente novidade no movimento locavore – ingredientes locais e alimentos saudáveis a preços acessíveis para atrair uma comunidade mais ampla. O Loco’l é uma colaboração inovadora entre dois dos chefs mais respeitados e renomados da Califórnia: Roy Choi e Daniel Patterson. Suas respectivas influências pioneiras vão do movimento food truck (Choi) à alta gastronomia local californiana (Patterson). Os dois primeiros restaurantes Loco’l serão inaugurados em San Francisco e Los Angeles, ainda sem data definida.

daniel_patterson_roy_choi_fb.0.0ROY CHOY E DANIEL PATTERSON: A DUPLA DINÂMICA DA HORA

3) Brewtails
O espírito livre da Califórnia é vanguarda também na elaboração de bebidas alcoólicas, como as brewtails, uma combinação de cervejas artesanais e ingredientes de coquetéis. O resultado? Drinques surpreendentes como o Tijuana Matinee (mescal, Cointreau, laranja e o Almanaque Golden Gate Sour Wheet Beer), servido no Barrelhead Brewhouse, em San Francisco.

MARI KALIL: Uma semana de paz em Dubrovnik

4) Destaque para IPAs
A Califórnia é uma potência em cervejas artesanais, sempre refinando e reinventando a categoria com novas interpretações. Ultimamente, as IPAs têm alcançado popularidade e os melhores fabricantes de cerveja do Estado produzem rótulos premiados como a Racer 5 IPA, criada pela Bear Republic Brewing, na região de Napa Valley, e a India Pale Ale, de San Francisco, fabricada pela Ballast Point.

5) Bebidas nativas em alta
Lar de mais destilarias artesanais do que qualquer outro lugar do Estados Unidos, é natural que a Califórnia seja berço desse hit. Cada vez mais, a generosidade agrícola ajuda na invenção de bebidas como a vodka California Citrus, com infusão de San Joaquin Valley Citrus e bergamota, criada pela St. George Spirits, na cidade de Alameda. Já o trigo orgânico California Red Winter é usado para produzir o gin artesanal agora destilado pela Spirit Works Distillery, baseada em Sebastopol, que também inclui outras especiarias em receitas tradicionais do Velho Mundo.

st-george-california-citrus-vodka__03632.1434375272.1280.1280A VODKA CALIFORNIA CITRUS: MADE IN CALIFORNIA

6) A onda de Gastropubs
Em geral, os pubs são famosos mais pelas bebidas que pelas comidas, mas isso tem mudado com a nova onda de gastropubs, que mesclam cervejas de alta qualidade com pratos requintados. Um dos exemplos é o Flying Pig, com itens de menu como batatas fritas trufadas com parmesão e algumas das melhores cervejas artesanais do Condado de San Diego. Perto de Sacramento, Boneshaker Public House, em Rocklin, é adorado pelo pão na chapa com pesto de frango e o Blind Pig Mac and Cheese (vale ainda acrescentar bacon, salsicha e porco desfiado). Tudo harmonizando com uma lista rotativa e prodigiosa de, principalmente, cervejas artesanais regionais.

thumb_600FLYING PIG: UMA DAS DELÍCIAS DO FAMOSO GASTROPUB

7) Lámen
Importada do Japão, esse tipo saboroso, casual e saudável de macarrão estilo fast food tem encontrado muitos fãs na Califórnia e o resultado é uma deliciosa seleção de restaurantes. Na região japonesa de Los Angeles, Little Osaka, há o Tsujita LA, que serve lámen com saborosos molhos e sashimi. Já Ramen Shop, de Oakland, é o lugar ideal para saborear misturas californianas como o lámen vegetariano com shoyu e limão harmonizado com uísque ou uma lista impressionante de bourbons.

ramen-beerLÁMEN EXCÊNTRICO: PRECIOSIDADE DO RAMEN SHOP

8) Frutos do mar sustentáveis
A diminuição da população de alguns tipos de peixe fez com que toda a indústria de alimentos, do pescador ao restauranter, mudasse. Muitos menus são deliberadamente desprovidos de espécies ameaçadas e oferecem alternativas planet-friendly. Um exemplo é o Border Grill, em Santa Monica, que utiliza apenas frutos do mar aprovados pelo Seafood Watch, um programa do renomado Monterey Bay Aquarium. O aquário de Monterey age como um fiscal, monitorando populações de peixes para uso da indústria e dos consumidores. Para saber mais sobre o programa, baixe o aplicativo Seafood Watch, também disponível para download.

Cantina-Bar-1000x426BORDER GRILL: SÓ FRUTOS DO MAR CERTIFICADOS

9) Tacos refinados
Taco é um dos pratos mais amados e populares da Califórnia. Tacos de peixe à beira da praia, então, é uma combinação vencedora na região – seja em San Diego, na Taco Surf Taco Shop na Pacif Beach, ou o Ruddell’s Smokehouse, na pequena cidade de Cayucos, na região de Central Coast. Esse legado mexicano é servido desde em food trucks a restaurantes finos como o Bar Amá, em LA, um sinal de que tacos adquiriram status e respeito na gastronomia local. Caso em questão: por três anos consecutivos, o festival Tacolandia, um taco-palooza que acontece em Los Angeles e reúne profissionais de todo o mundo especializados na iguaria, teve seus ingressos esgotados.

lat-la-fo-gold-la0007688326-20130111-e1358542104354PRATO DO BAR AMÁ EM LOS ANGELES: ONDE TACO É COISA FINA

10) Sobremesas Saudáveis
A tendência atual é usar um montão de ingredientes saudáveis, como beterraba, carne de coco e tâmaras. Exemplos não faltam, desde cheesecakes sem glúten do Sinners and Saints Deserts, em Venice Beach, e o baklava feito com melaço de romã, pólen de abelha, pistache, hortelã oferecidos no restaurante de Santa Barbara, Mesa Verde.

Mesa-Verde_54_990x660BRUNCH DO MESA VERDE: DELEITE PARA OS OLHOS; IMAGINA PARA O PALADAR!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Estaremos te esperando, Chiquinho! Repost @chico_sperotto ♥️🐶🌞
  • • KARL LAGERFELD
10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
•”Pense rosa. Mas não use".
•”Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom".
•”Eu acho tatuagem uma coisa horrorosa. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci".
•”Meu maior luxo é não precisar me justificar para nenhuma pessoa.”
•”Gosto que tudo seja lavável. Eu mesmo, inclusive.”
•”Personalidade começa onde a comparação termina.”
•”As melhores coisas que fiz na minha vida, as vi nos meus sonhos. É por isso que tenho um caderno de rascunhos na minha cama.”
•”O politicamente correto, a preservação. Eu acho tudo isso extremamente chato.”
•”Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
•”Sou uma pessoa da moda e a moda não é somente sobre roupas. É sobre todos os tipos de mudança.”
•”Eu amo estar de passagem. Nasci em um porto, em Hamburgo. Então minha mãe disse: ‘É a porta do mundo, mas não é mais do que a porta. Portanto, já pra fora!’”.
#ripkarllagerfeld
  • - Dinda, entra no mar comigo?
- A dinda não gosta de mar gelado.
- Eu queria mergulhar com a dinda.
- Então a dinda vai te dar a maior prova de amor do mundo. E tu vai lembrar pra sempre, promete?
- Prometo, dinda.
E assim foi, e a lembrança eterna será de nós dois. #joaobenicio #amordadinda
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾 Detalhes no destaque do Stories
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻