Para vender produtos e conceitos no Instagram, é preciso (muito) mais do que uma boa foto

Confesso que o Instagram é a minha rede social preferida para informação de imagem. Ela é essencialmente fotos e, mais recentemente, vídeos curtos. Não há espaço pra textão e mimimi. O Instagram, aliás, é uma das redes mais utilizadas pelas empresas como vitrine-conceito de seus produtos. Se você usa o Insta como ferramenta de vendas, preste atenção nestas dicas para criar fotos atraentes e “vendedoras”:

1) Humanize suas fotos. Mostrar o produto é importante, mas humanizar seu conceito é ainda mais porque promove identificação com os seguidores. Se você tem site e Facebook, evite publicar fotos repetidas. Há espaço para descontração.

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2) Planeje o cenário da foto do produto que você quer mostrar, mas valorize-o. Ele deve aparecer mais do que os demais elementos da imagem.

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3) Lembre-se que uma boa foto precisa de luz, ângulo e enquadramento. Aproveite os filtros do Instagram e use a criatividade.

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4) Você pode (e deve) ir além de vender seu peixe. Já pensou em agregar conteúdo para seus seguidores? Olha como a Westwing faz isso super bem. Produzem vídeos curtinhos com ideias para as pessoas fazerem em casa. Repare que nesse tipo de postagem a marca não oferece produto para vender. Ela oferece informação e conceito. Perfeito!

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5) Mostre seu produto em ação. Isso gera desejo!

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E mais:
1) Tente montar um cenário, dê ideias para o uso do seu produto.
2) Cuidado com elementos indesejados no cenário da foto. Revise antes de postar.
3) Fazer repost dos clientes usando o seu produto gera engajamento e fidelização, mas faça com critério.
4) Por último, não maltrate o português. Escreva corretamente e, na dúvida, certifique-se que escreveu certo. E abuse das hashtags!

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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