Mari Kalil: Você não imagina do que uma porção de 100 gramas de abacate por dia é capaz!

Se minha mãe nunca foi uma grande incentivadora de bolos da avó durante a nossa infância, como contei no post CARAMELLO BOLOS CASEIROS, OS LEGÍTIMOS DA VOVÓ, o mesmo não posso dizer de abacate. Vira e mexe tinha abacate de sobremesa. Isso durou até minha entrada na adolescência, quando a gente começa a perder a fina silhueta infantil e passa a ganhar mais massa corporal, se é que me entendem. Então, mamãe achou que bastava de abacate batido com leite e limão depois das refeições. Ou seria ela a culpada de eu deixar de entrar nas minhas calças jeans.

: Os benefícios e propriedades que só o alho negro possui

Passei um bom tempo sem comer abacate. Primeiro, porque saí cedo de casa e não ficava comprando abacate para bater com leite e limão no liquidificador. Não havia tempo nem disposição para isso. Depois que jamais cogitei a possibilidade de comer o abacate puro, como a gente come o mamão papaia, por exemplo. E também porque não estava a fim de ter trabalho para engordar, vide que abacate sempre foi associado a uma fruta muuuiiito calórica – e de fato é. Possui o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã ou do abacaxi e mais de três vezes e meia o da laranja.

: Receita de suco verde para quem tem preguiça de fazer suco verde

Uma porção de 100 gramas de abacate tem 160 calorias. É bastante levando-se em conta a tabela calórica das frutas. Só que as  pessoas andam muito preocupadas em ver quantas calorias tem no pacotinho disso ou daquilo e menos interessadas em saber se estão consumindo nutrientes de valor para o organismo. Nos últimos tempos, tenho levado menos em conta a questão das calorias e mais a questão do valor nutricional dos alimentos.

Essa minha visão mais esclarecida em relação à alimentação associada ao gosto do meu marido por comer abacate com mel como quem come mamão papaia e a descoberta de que 100 gramas de abacate por dia contribui para a memória me fez olhar com outros olhos para o abacate.

bento1TEM DOIS NA GELADEIRA DE CASA

Descobri que o abacate tem muito mais benefícios do que sonha a nossa vã filosofia. Listei os mais importantes e compartilho com vocês – a fim de evitar que alguém viva resmungando que este blog é um desserviço.

bento1ELA ESTÁ FALANDO DE MIM

Wonder business womanDE QUEM MAIS SERIA?

Então, senhoras e senhores, na sua próxima ida ao supermercado ou à feira ou à fruteira mais próxima, leve em consideração o que vou dizer. Tenho certeza que, como eu, você olhará com novos e bons olhos para o abacate e verá nele muito mais do que uma mera bola verde repleta de calorias por todos os lados.

numero-1OLHOS
O Abacate é uma fonte rica em gorduras: monoinsaturados, poliinsaturados e gorduras saturadas são encontradas nele. Também é riquíssimo em vitaminas A, B, C, K e F.  Como se não bastasse, minerais como cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco também se fazem presentes. Trata-se de um enorme aliado para a visão graças a um carotenoide chamado luteína, que absorve os raios ultravioletas do sol evitando que os mesmos causem dano na retina. Além disso, protege os olhos contra a degeneração e a aparição de cataratas.

dois-dedos-acima-16285003 CORAÇÃO
Os benefícios do abacate para a prevenção de doenças cardiovasculares são semelhantes aos do azeite, pois a fruta é rica em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL).

tresSAÚDE MENTAL
Além de ser rico em gorduras boas, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, o abacate também se mostrou um ótimo aliado da saúde mental. O fruto é fonte de luteína, uma substância essencial para afiar os neurônios e melhorar o raciocínio.

numero-4-letras-e-numeros-numeros-pintado-por-giovannaol-1021494MEMÓRIA
Apesar de a luteína estar menos presente no abacate do que na gema de ovo, por exemplo, no abacate a substância é mais “biodisponível”. Isso significa que é melhor absorvida pelo organismo. Olha que interessante: em um estudo em que participantes consumiram 100 gramas de abacate diários (que fornecem 3mg de luteína), foi percebido que a molécula aumentou em quatro vezes sua concentração no cérebro. Por isso, se quiser melhorar ainda mais a sua memória (no meu caso, melhorar o que é péssimo!), aposte na mesma quantidade diária de a-ba-ca-te!

cinco-300x300PELE
Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater as estrias, rugas e celulite porque tem nutrientes que colaboram na metabolização do colágeno que dá firmeza à pele. E mais: o abacate tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e aspecto saudável.

cplantar_01ELE NÃO É LINDO DEMAIS?

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.