Sopa light! Nutricionista ensina a escolher os ingredientes e não cair em pegadinha

No inverno, as sopas ganham destaque na alimentação, sobretudo no jantar, por ser uma opção quentinha, saborosa, leve e fácil de preparar. Porém, não se engane! Nem todas são tão inofensivas assim para quem não deseja ganhar peso. A maioria das sopas contém alta concentração de carboidratos (principalmente as que possuem base de mandioca, batatas, amido de milho e outros tubérculos) e de gorduras (creme de leite, leite, manteiga e queijos amarelos).

Natasha Barros, nutricionista esportiva, explica que, além disso, normalmente elas não possuem proteínas que são liquidificadas, fazendo com que as fibras sejam perdidas nesse processo. Por isso, o índice glicêmico é alto e isso eleva sua quantidade de açúcar no sangue e gera picos de insulina, que prejudicam o emagrecimento e favorecem o ganho de gordura.

caldo-verde2CALDO VERDE: O nome soa inofensivo, mas possui adição de calabresa, contém elevada quantidade de sódio e nitratos, que podem contribuir para o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos no corpo

Explica Natasha:

– As proteínas são importantíssimas para a saciedade, emagrecimento e manutenção da massa muscular. Já as fibras contribuem para melhorar a saúde do intestino, diminuem o colesterol sanguíneo, melhoram seus níveis de açúcar no sangue, além de favorecer a perda de peso. Dentre as opções saudáveis você pode acrescentar proteína na sua sopa, adicionando peito de frango desfiado e carnes cozidas como, por exemplo, o músculo bovino, que é uma opção barata e com menor teor de gordura que alcatra, por exemplo. Para acrescentar fibras na receita, a quinoa é uma ótima opção para intolerantes ao glúten, além de ser uma boa fonte de proteínas.

musculoMÚSCULO BOVINO: MELHOR ALTERNATIVA PARA CARNE VERMELHA NA SOPA

quinoaQUINOA: ÓTIMA OPÇÃO PROTEICA PARA INTOLERANTES A GLÚTEN

Além disso, a nutricionista diz que aveia é rica em fibras e importante fonte de vitaminas do complexo B e pode ser usada na preparação. O ingrediente auxilia a função intestinal além de possuir fitoesterois que ajudam na redução de doenças cardiovasculares (do coração) e de algumas formas de câncer, como por exemplo, colo retal.

Anote uma receita de sopa nutritiva light com músculo e outra com quinoa que não pesam na balança e de acordo com as dicas da nutricionista!

mandioquinhaSOPA LIGHT DE MÚSCULO COM MANDIOQUINHA E COUVE

Ingredientes
250 gramas de músculo magro em cubos
2 tomates picados
1 cebola picada
Cheiro verde a gosto
2 litros de água fervente
3 mandioquinhas picadas
2 cenouras picadas
1 colher de chá de sal
2 xícaras de chá de couve manteiga picada

Modo de preparo
Em uma panela antiaderente,  adicione azeite, aqueça e doure o músculo. Então junte a cebola, tomate e cheiro verde e logo adicione água quente. Deixe cozinhar por uns 15 minutos e então adicione mandioquinha descascada e picada e a cenoura. Tempere com sal e deixe cozinhar até que esteja cozida e macia. Acrescente a couve e deixe por mais 5 minutos. Sirva quente.

quinoa-sopaSOPA DE QUINOA COM LEGUMES

Ingredientes
2 cenouras médias picadas
2 abobrinhas médias picadas
4 ramos de couve-flor crus
4 colher de sobremesa de alho-poró
1 cebola pequena
1 fatia de tomate
4 copos de água
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de quinoa
1/2 colher de sopa de azeite de oliva
½ colher de sopa de cebolinha

Modo de preparo
Leve a quinoa devidamente lavada e hidratada para cozinhar em água fervente. Quando estiver macia, escorra e reserve. Lave bem todos os vegetais e corte em cubos. Leve para cozinhar com água e sal. Quando estiverem macios, incorpore a quinoa, tempere com azeite, cebolinha e sirva em seguida.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.
  • Meu maior e mais soberano amor. ❤️
  • Juntos somos mais fortes. 💪🏻❤️🙏🏻
  • “Minha amiga Mariana Kalil está com câncer. Não é novidade, ela conta tudo a respeito nas redes sociais, e com pormenores, mas eu a acompanho mais de perto, nós conversamos sempre, estamos em permanente contato. Por dois motivos: por gostar muito da Mariana e para tentar ajudá-la com minha experiência no assunto. Mariana, agora, felizmente superou uma das etapas mais dolorosas desse processo de enfrentamento do chamado “imperador de todos os males”. É a fase das más surpresas, quando você recebe uma notícia tão ruim, que parece inverossímil. O homem é o único animal que sente medo do futuro desconhecido, algo terrível. Mas, ante o perigo real, ante o presente concretamente ameaçador, a mente protege o ser humano lançando-o para fora de si mesmo. É como se a dor não fosse dele.” Linda coluna, @david.coimbra2018 . 
Que nossa experiência sirva sempre pra ajudar mais e mais pessoas a compreender nossa complexidade, mas também toda a nossa força, coragem e determinação de ir em frente. Obrigada, amigo querido. ❤️🙏🏻