Antioxidantes: como agem, os benefícios e em quais alimentos encontrar

Certamente você já ouviu falar, pelo menos uma vez, em alimentos antioxidantes e como eles são capazes de combater os radicais livres, certo? Mas será que você sabe dizer como agem, para que servem e quais os benefícios para o nosso organismo? Quem explica para a gente é a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais. Segundo ela, antioxidantes são nutrientes e compostos naturais que exercem no nosso corpo a ação de neutralizar os radicais livres, que naturalmente produzimos durante os nossos processos metabólicos.

– Várias pesquisas comprovam que o acúmulo de radicais livres é responsável por acelerar o processo de envelhecimento e o aparecimento de várias doenças degenerativas – alerta.

Nesse sentido, Flávia ressalta que os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde.

– Combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras”.

cacau-chocolateCACAU: RICO EM POLIFENÓIS QUE AUXILIAM NA SAÚDE DO CORAÇÃO

Estudos recentes ainda demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças, entre elas as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como catarata e doença de Alzheimer. Confira os principais alimentos antioxidantes:

Cacau
Presente em grandes quantidades no chocolate amargo, é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
* Leia também: Descobertos mais benefícios de chocolate com alto teor de cacau

Cenoura
Fonte de betacaroteno , atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

Chá verde
Preparado por meio da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
* Leia também: É tempo de saborear e aprender sobre o matchá, o chá mais poderoso que há

Cúrcuma
Fonte de curcumina, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
* Leia também: Por que o açafrão é tão caro e tão bom para a saúde

Frutas cítricas e vermelhas
Laranja, limão e tangerina são fontes de vitamina C, que atua no retardo do envelhecimento precoce. Mirtilo, framboesa, açaí e cranberry auxiliam no combate às células tumorais e contribuem para a saúde do coração.

farinha-linha_a-douradaLINHAÇA DOURADA: SANTO REMÉDIO PARA SER INCLUÍDO NA DIETA

Linhaça
Fonte de ômega 3, que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

Oleaginosas
Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

Óleo de coco
Rico em vitamina E, atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

origem-tomates-1TOMATE: FONTE DE LICOPENO, ANTIOXIDANTE DA VITAMINA A

Suco de uva integral
Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva, atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Tomate
Fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A, seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.