Caminhada ou corrida: saiba qual é o exercício que mais combina com seu estilo

Nenhum exercício é tão democrático quanto a corrida e a caminhada. Podem ser praticados ao ar livre, são gratuitos e para aderir aos seus benefícios, basta começar. Mas, antes de caprichar no tênis – única despesa realmente obrigatória para o atleta – é bom refletir antes de escolher a sua modalidade. Afinal, devemos caminhar ou correr?

Especialistas preferem afirmar que correr é tão benéfico para a saúde quanto caminhar. E associar as duas é melhor ainda. Na verdade, a ideia de que exercícios físicos estão ligados às academias afasta muita gente de uma vida mais saudável. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mesmo uma simples caminhada já contribui para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Segundo a gerente médica da unidade de Medicamento Isento de Prescrição do Laboratório Aché, Fernanda Dacache, os benefícios da corrida e da caminhada são equivalentes.

– Aumento de gasto calórico, melhora do tônus muscular (principalmente dos músculos das pernas), da capacidade pulmonar e do aproveitamento de oxigênio são consequência de ambas modalidades. Elas também promovem a redução da formação de varizes, melhoram a qualidade do sono e a disposição durante o dia – afirma.

walkingCORRER OU CAMINHAR: PRÁTICAS DISTINTAS, MAS SEMPRE COM BENEFÍCIOS

Pesquisa de 2013 coordenada pelo Laboratório Lawrence Berkeley, ligado à Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta os benefícios específicos de cada uma das modalidades e deixa claro que uma não é melhor do que a outra: corrida e caminhada são práticas distintas, que servem a objetivos diferentes, provocando benefícios específicos em quem as pratica. A pesquisa também mostra que, combinadas, as duas podem ser poderosas para a manutenção do peso, a melhora nas condições de saúde e até na promoção do bom humor e da felicidade do praticante.

+FITNESS: Diferenças e vantagens entre correr na rua e na esteira

Antes de largar este texto agora mesmo para amarrar o tênis, lembre-se de que a avaliação de um especialista, médico ou educador físico, é sempre importante para orientar a sua rotina de exercícios. A corrida, por exemplo, pode provocar lesões nas articulações, caso seja praticada em excesso ou sem aquecimento adequado.
Conheça alguns benefícios das duas modalidades e dê adeus ao sedentarismo.

Perda e manutenção de peso
Se o objetivo é perder peso e mantê-lo, o exercício ideal é a corrida. Em praticamente todos os casos pesquisados pela Universidade da Califórnia, os corredores estavam mais magros do que os praticantes de caminhada quando participaram do estudo – e mantiveram-se assim ao longo de seis anos. A massa corporal e a circunferência da cintura dos corredores também se manteve mais estável.

fit-woman-running-outdoorsCORRIDA: EMAGRECIMENTO MAIS RÁPIDO E FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS

Por que correr:

Controle do Apetite
Uma das perguntas que ficou sem resposta para os pesquisadores é o porquê de corredores perderem mais peso do que os praticantes de caminhada, mesmo quando eles tinham gasto calórico igual nas atividades. Uma das possibilidades pode ser a redução do apetite, mais acentuada em quem corre.

Fortalecimento dos Músculos
Correr demanda mais da musculatura das pernas, costas, braços e abdômen, acentuando o fortalecimento do tônus muscular, reduzindo o índice de gordura e aumentando a massa magra, que significa força e elasticidade.

Endorfina e felicidade
Você deve conhecer corredores absolutamente viciados na prática, não é? Isso se explica pela intensa liberação de endorfina, o hormônio da felicidade, após o exercício aeróbico. Na corrida, esta liberação é maior do que em praticamente todas as outras modalidades. Após a prática, com as altas descargas de endorfina, o corpo fica relaxado, a sensação de prazer se prolonga e até o sono fica mais regular e tranquilo. É praticamente a receita da felicidade.

walkingCAMINHADA: MENOS RISCOS ÀS ARTICULAÇÕES E PROTEÇÃO NATURAL AO CORAÇÃO

Por que caminhar:

Proteção do coração e dos olhos
A pesquisa da Universidade da Califórnia apontou que, para a prevenção de males como hipertensão, diabetes e taxas altas de colesterol e triglicerídeos, corrida e caminhada têm o mesmo efeito benéfico. A caminhada, no entanto, exige menos ritmo cardíaco, o que também protege o coração contra uma eventual sobrecarga. E mais: estudos já apontam que os praticantes regulares de caminhada e corrida têm menos propensão a desenvolver catarata com a idade.

Menos risco às articulações
Caminhar é exercício de baixo impacto, o que reduz enormemente o risco de lesões nos músculos e articulações. Os tênis específicos para corrida são capazes de absorver boa parte do impacto, mas o risco de lesões sempre existe, especialmente se o praticante não caminha com a orientação profissional para o aquecimento e alongamento corretos.

Caminhar é sair da inércia
Vestir um tênis e sair caminhando. É simples assim começar uma atividade física e abandonar a vida sedentária. Por isso, uma das maiores vantagens da caminhada é justamente a facilidade com que todos podemos aderir à ela. Basta querer. Depois de ganhar condicionamento físico e disposição, é possível dar os primeiros passos mais rápidos em direção à corrida. Mas tudo começa com o lento e saudável ritmo do caminhar.

Patrícia Lima, especial para o site MK

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Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário
  1. Muito esclarecedora a matéria, caiu como uma luva para mim. Corro a 30 anos, amo correr!! Para mim é o melhor elixir que existe, é tudo de bom. Porém no momento me apareceu uma inflamação no pé direito, estou em tratamento e repouso leve.
    Fico ansiosa para poder voltar a atividade, pois não me vejo sem poder correr. Acredito que vou conseguir me recuperar. Fica na paz!!

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  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.