Caminhada ou corrida: saiba qual é o exercício que mais combina com seu estilo

Nenhum exercício é tão democrático quanto a corrida e a caminhada. Podem ser praticados ao ar livre, são gratuitos e para aderir aos seus benefícios, basta começar. Mas, antes de caprichar no tênis – única despesa realmente obrigatória para o atleta – é bom refletir antes de escolher a sua modalidade. Afinal, devemos caminhar ou correr?

Especialistas preferem afirmar que correr é tão benéfico para a saúde quanto caminhar. E associar as duas é melhor ainda. Na verdade, a ideia de que exercícios físicos estão ligados às academias afasta muita gente de uma vida mais saudável. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mesmo uma simples caminhada já contribui para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Segundo a gerente médica da unidade de Medicamento Isento de Prescrição do Laboratório Aché, Fernanda Dacache, os benefícios da corrida e da caminhada são equivalentes.

– Aumento de gasto calórico, melhora do tônus muscular (principalmente dos músculos das pernas), da capacidade pulmonar e do aproveitamento de oxigênio são consequência de ambas modalidades. Elas também promovem a redução da formação de varizes, melhoram a qualidade do sono e a disposição durante o dia – afirma.

walkingCORRER OU CAMINHAR: PRÁTICAS DISTINTAS, MAS SEMPRE COM BENEFÍCIOS

Pesquisa de 2013 coordenada pelo Laboratório Lawrence Berkeley, ligado à Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta os benefícios específicos de cada uma das modalidades e deixa claro que uma não é melhor do que a outra: corrida e caminhada são práticas distintas, que servem a objetivos diferentes, provocando benefícios específicos em quem as pratica. A pesquisa também mostra que, combinadas, as duas podem ser poderosas para a manutenção do peso, a melhora nas condições de saúde e até na promoção do bom humor e da felicidade do praticante.

+FITNESS: Diferenças e vantagens entre correr na rua e na esteira

Antes de largar este texto agora mesmo para amarrar o tênis, lembre-se de que a avaliação de um especialista, médico ou educador físico, é sempre importante para orientar a sua rotina de exercícios. A corrida, por exemplo, pode provocar lesões nas articulações, caso seja praticada em excesso ou sem aquecimento adequado.
Conheça alguns benefícios das duas modalidades e dê adeus ao sedentarismo.

Perda e manutenção de peso
Se o objetivo é perder peso e mantê-lo, o exercício ideal é a corrida. Em praticamente todos os casos pesquisados pela Universidade da Califórnia, os corredores estavam mais magros do que os praticantes de caminhada quando participaram do estudo – e mantiveram-se assim ao longo de seis anos. A massa corporal e a circunferência da cintura dos corredores também se manteve mais estável.

fit-woman-running-outdoorsCORRIDA: EMAGRECIMENTO MAIS RÁPIDO E FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS

Por que correr:

Controle do Apetite
Uma das perguntas que ficou sem resposta para os pesquisadores é o porquê de corredores perderem mais peso do que os praticantes de caminhada, mesmo quando eles tinham gasto calórico igual nas atividades. Uma das possibilidades pode ser a redução do apetite, mais acentuada em quem corre.

Fortalecimento dos Músculos
Correr demanda mais da musculatura das pernas, costas, braços e abdômen, acentuando o fortalecimento do tônus muscular, reduzindo o índice de gordura e aumentando a massa magra, que significa força e elasticidade.

Endorfina e felicidade
Você deve conhecer corredores absolutamente viciados na prática, não é? Isso se explica pela intensa liberação de endorfina, o hormônio da felicidade, após o exercício aeróbico. Na corrida, esta liberação é maior do que em praticamente todas as outras modalidades. Após a prática, com as altas descargas de endorfina, o corpo fica relaxado, a sensação de prazer se prolonga e até o sono fica mais regular e tranquilo. É praticamente a receita da felicidade.

walkingCAMINHADA: MENOS RISCOS ÀS ARTICULAÇÕES E PROTEÇÃO NATURAL AO CORAÇÃO

Por que caminhar:

Proteção do coração e dos olhos
A pesquisa da Universidade da Califórnia apontou que, para a prevenção de males como hipertensão, diabetes e taxas altas de colesterol e triglicerídeos, corrida e caminhada têm o mesmo efeito benéfico. A caminhada, no entanto, exige menos ritmo cardíaco, o que também protege o coração contra uma eventual sobrecarga. E mais: estudos já apontam que os praticantes regulares de caminhada e corrida têm menos propensão a desenvolver catarata com a idade.

Menos risco às articulações
Caminhar é exercício de baixo impacto, o que reduz enormemente o risco de lesões nos músculos e articulações. Os tênis específicos para corrida são capazes de absorver boa parte do impacto, mas o risco de lesões sempre existe, especialmente se o praticante não caminha com a orientação profissional para o aquecimento e alongamento corretos.

Caminhar é sair da inércia
Vestir um tênis e sair caminhando. É simples assim começar uma atividade física e abandonar a vida sedentária. Por isso, uma das maiores vantagens da caminhada é justamente a facilidade com que todos podemos aderir à ela. Basta querer. Depois de ganhar condicionamento físico e disposição, é possível dar os primeiros passos mais rápidos em direção à corrida. Mas tudo começa com o lento e saudável ritmo do caminhar.

Patrícia Lima, especial para o site MK

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário
  1. Muito esclarecedora a matéria, caiu como uma luva para mim. Corro a 30 anos, amo correr!! Para mim é o melhor elixir que existe, é tudo de bom. Porém no momento me apareceu uma inflamação no pé direito, estou em tratamento e repouso leve.
    Fico ansiosa para poder voltar a atividade, pois não me vejo sem poder correr. Acredito que vou conseguir me recuperar. Fica na paz!!

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  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
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  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat